REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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GESTÃO ESTRATÉGICA NA FISIOTERAPIA

Caroline Dos Santos Neves Soares

Resumo


Mercado de Fisioterapia

Um estudo realizado com estudantes de Especialização da UFMG feito por Vasconcelos e Carvalho, 2003 relata que 84% dos fisioterapeutas estão insatisfeitos com a remuneração, 15% apresentam nível baixo ou baixíssimo de satisfação com a profissão. O perfil do fisioterapeuta empreendedor graduado pela UFMG de 98 a 02 (Chalfun, 2006) mostra de 15,68% são proprietários e 0% possuem conhecimento em Gestão.

Principais características empreendedoras estudadas por Halfeld, 2001, Chalfun, 2006 e Pardini e col, 2008 são busca de oportunidade e iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento, independência e autoconfiança, persuasão e rede de contatos.

O primeiro passo de uma boa gestão estratégica é realizar o plano de negócios. Plano de negócio é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio. (SEBRAE). Outros pontos importantes são a caracterização dos atendimentos, localização do negócio, avaliação da concorrência, marketing, viabilidade do negócio, fornecedores, investimentos, custos mensais, ponto de equilíbrio, projeções de resultado além da capacitação técnica.




ISSN 2179-1589

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