REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR SIMULAÇÃO DO JUGALMENTO DE NUREMBERG POR MEIO DA TÉNICA DO “ROLE-PLAY”

Antonio Augusto Nogueira Matias, Carla Cristina Campos Ribeiro Moura, Paula de Oliveira Cesarino, Jamine Gonçalves Bedram

Resumo


Palavras chaves: Role-Play, Julgamento, Nuremberg.

No segundo período do curso de Direito da UNIVERSSO-BH, os alunos têm como atividade interdisciplinar, debater e analisar o Tribunal de Nuremberg, que ocorreu logo após a Segunda Guerra Mundial, entre 20 de novembro de 1945 e 1º de outubro de 1946 na cidade alemã de Nuremberg e julgou os crimes de guerra dos principais líderes nazistas. A dinâmica adotada, para este estudo, é a técnica do “Role-play” (encenação/ jogo de papéis), atividade que consiste em simular (ou encenar) um tema da realidade, revivendo uma experiência de outro como se fosse sua. No Role-Play, proposto como trabalho acadêmico, os alunos simulam os diferentes atores do julgamento, assumindo os seus papéis. E, com argumentos convincentes, defendem e justificam suas posições, por considerá-las, assim, mais corretas e coerentes. Com a finalidade de viabilizar esse jogo de papéis, a sala é dividida em quatro grupos. O primeiro é formado pelo grupo dos réus que assumirá o papel dos líderes nazistas. Os componentes desse grupo apresentam os argumentos de que foram condenados injustamente, defendendo a tese de que são inocentes. O Grupo dos promotores, por meio de argumentação, rejeita os argumentos dos réus, confirmando a sentença de que os líderes nazistas cometeram crimes de guerra. O terceiro grupo é formado pelo juiz, que tem como função a organização e direção do Role-play. Compete ao juiz, organizar o debate entre os réus e os promotores e, no final da discussão, indicar o grupo vencedor do debate. A questão que permeia toda a discussão entre os grupos 1 e 2, consiste em saber se a decisão do Julgamento de Nuremberg foi JUSTA. É importante observar que, o Role-Play diferencia-se da metodologia do Júri simulando, salientado que no primeiro, é declarado um vencedor do debate, enquanto no segundo, é dada a sentença de inocência ou de culpabilidade. Para esse jogo, foi criado um quarto grupo, o dos historiadores. A esse compete apresentar a contextualização do Julgamento de Nuremberg, de forma isenta e não ideológica, considerando a segunda grande Guerra Mundial e, nesse ambiente, a situação dos alemães e judeus na Europa dos meados do século XX. Ao final da simulação, o grupo do juiz apresentará o vencedor – réus ou promotores - e escolherá os destaques do Role-play, condecorando-os com a medalha de honra ao mérito.

 

 




ISSN 2179-1589

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