REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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Grupo de estudos e pesquisas para reforço/auxílio acadêmico

Bruno Cesar Fonseca, RENATA DIAS DE ARAUJO LIMA

Resumo



Palavras chaves: Grupo. Aprendizagem

 

Considerando-se a exigência acadêmica de articulação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, traduzindo uma atuação político-institucional capaz de expressar significativamente a transferência de informação e conhecimento ao meio acadêmico e à sociedade, consolidando uma rede de parcerias; considerando-se, ainda, a necessidade do exercício contínuo dos estudos, leituras e debates acadêmicos, a necessidade de uma abordagem metodológica adequada com as novas necessidades que, contemporaneamente, emergem no meio acadêmico e, por fim, considerando-se que o respeito ao dissenso e ao pluralismo implica a formação de consciências criativas e não apenas repetidoras de conteúdos, permitindo a consolidação de um lugar de reflexão e instrumentação para a transformação social é que se justifica a implantação do Grupo de Estudos na metodologia do curso de Direito da Universo/BH.

O Grupo de Estudos visa promover a orientação dos alunos entre si, promovendo um reforço de conteúdos atinentes ao Curso de Direito. Os estudos serão direcionados por alunos voluntários que, em suas respectivas turmas, promoverão o auxílio mútuo em determinadas temáticas. As regras relativas à criação e desenvolvimento do Grupo de Estudos encontram-se formatadas em instrumento assinado pela coordenação do curso e os alunos voluntários.

A iniciativa visa proporcionar aos alunos, acesso aos conteúdos direta ou indiretamente relacionados ao curso de Direito sob uma perspectiva diferente da sala de aula, de modo que os debates levados a efeito nos grupos possam otimizar as compreensões obtidas em sala de aula.

Objetiva, ainda, promover a interação entre alunos; integrar os alunos que tenham interesses acadêmicos comuns; compartilhar conhecimentos, estratégias de estudo e compreensão dos conteúdos estudados; fomentar o hábito de estudos diários ou semanais, assim como a autonomia discente; proporcionar aos alunos atividades de estudos distintas do cotidiano em sala de aula; despertar interesse por conteúdos debatidos e fomentar a produção acadêmica; proporcionar a consignação de horas complementares.

Conclui-se que o projeto permitirá o compartilhamento de conhecimento, contribuindo para o aprendizado da comunidade acadêmica, o aprimoramento da exposição oral do conhecimento, por meio das explicações mútuas que se estabelecerão entre os alunos, o reconhecimento de áreas de conhecimentos comuns entre os colegas, o compartilhamento de estratégias de estudo e compreensão dos conteúdos estudados, além de estimular a busca pelo conhecimento de forma autônoma e independente do corpo docente.

 

 





ISSN 2179-1589

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