REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Curta na EScola

Caroline Hoffmann Britto, Clairna Farinelli

Resumo


O evento de extensão “Curta na Escola”, com duração de 04 hora, foi  elaborado pelas professoras Caroline Hoffmann (tutora presencial do curso de letras) e Clairna Farinelli (tutora presencial do curso de serviço social), foi realizada no dia 24 de maio de 2017, no Campus da Universidade Salgado de Oliveira – Universo. As temáticas Universo Educação e Universo Cultural foram abordadas por meio de uma análise do curta metragem Alike.

O filme dirigido por Daniel Martinez Lara e Rafa Cano Méndez, foi nomeado para prêmio Cartoon d´Or 2016 juntamente com outros 4 curtas-metragens de animação europeus e  ganhou o Prêmio do Público no Festival 3DWire em 2015. Ele aborda aspectos da vida em sociedade, trabalho e família, mostra a importância dos valores passados aos filhos, a interação entre pai e filho e relevância das escolhas de cada para sua própria vida. 

Os objetivos propostos foram promover espaço para reflexão e discussão sobre a sociedade moderna - máquinas humanas; ampliar o cabedal cultural dos alunos; gerar a integração intercursos e motivar a participação ativa dos alunos nas atividades presenciais promovidas pela UNIVERSO/EaD.

A dinâmica do evento foi iniciada com uma atividade  grupal sobre relações interpessoais. Os participantes se nomearam de acordo com as suas características pessoais, conforme o costume indígena para dar os nomes aos seus filhos. Cada um escreveu o nome escolhido em um crachá e só poderia ser chamado por esse nome. Em seguida, os participantes se apresentaram e expuseram as suas particularidades.

          Após, a projeção do curta metragem “Alike”, os alunos foram divididos em 06 grupos, nos quais refletiram sobre as temáticas propostas. Perguntas foram lançadas pelas professoras para fomentar a discussão: 1) Qual a mensagem do filme? 2) Qual a temática abordada? 3) É um tema relevante? Para quem? 4) Qual(is) o(s) objetivo(s) dos produtores do filme? 5) Você acha que os objetivos foi(foram) alcançando(s)? Por quê? 6) O curta é endereçado ao grande público ou a um grupo específico? 7) Um texto imagético ou cinamatográfico produz os mesmos efeitos no público que um texto escrito? 8) Quais seriam outras possíveis formas (além do filme) de se transmitir a mesma mensagem? 9) Se não fosse o filme, como o grupo passaria essa mensagem para a sociedade?

Terminada esta etapa, os grupos  produziram textos em outros gêneros como peça de teatro, cartaz e jornal. Foram disponibilizados materiais diversos  em uma “caixa de idéias”, caixa contendo objetos para diferentes formas de apresentação: instrumentos musicais, fantasias, papel e canetas coloridas, tesoura, cola e revistas. Em seguida, os grupos apresentaram sua criações e análises com muita descontração, porém, sem perder em qualidade e aprofundamento nos temas.

          O encontro foi um momento produtivo, educativo e prazeroso para discentes e docentes. “Curta na Escola” foi um evento bem sucedido, pois todos os objetivos propostos foram alcançados.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO