REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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CONCENTRAR ESFORÇOS PARA ALCANÇAR RESULTADOS: A PRÁTICA COM ROBÓTICA

Agnaldo Lopes Martins, André Luiz Moura Júnior, Eduardo Simões Pereira, Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães

Resumo


O projeto com a turma da disciplina Ciência da Computação II no curso de Engenharia de Produção realizado no 2º semestre de 2016 na Universo Belo Horizonte foi direcionado para sanar uma lacuna apresentada pelos alunos na assimilação dos conceitos básicos da computação a aplicação nos processos da Engenharia de Produção. Montou-se desafios para serem trabalhados em grupos utilizando os robôs de Lego. Os alunos trabalhando em equipe, concentrando os esforços em um objetivo comum para alcançar os resultados desejados foi uma fonte com base enriquecedora de conhecimento motivando os alunos a promover e desenvolver suas próprias ideias. O projeto possibilitou apresentar e trabalhar com os alunos através de desafios com os robôs de Lego que deveriam atender determinados requisitos e a cada rodada de atividade era indicado um mentor responsável pelo desenvolvimento da ideia. Era passada uma atividade idêntica aos grupos, que tinham um determinado tempo para desenvolvê-la e depois todos apresentavam suas soluções que seriam avaliadas quanto a assertividade, desempenho e criatividade. Desta maneira era exigido dos alunos os conceitos de superação de obstáculos e adaptação à nova realidade. Sendo possível então mostrar que o básico já não é suficiente, há necessidade de reavaliar a forma de executar algo, identificar oportunidades fazendo da inovação um exercício contínuo. O sucesso está intimamente ligado à capacidade de cumprir certos requisitos, empregar a tecnologia para criar valor de maneiras totalmente novas. Os alunos perceberam que novas pessoas inseridas no processo trouxeram novas competências, caraterísticas e preferências, que enriqueceram ainda mais o processo e identificaram com situações presentes no seu dia a dia. A atividade buscou compreender através da combinação de experiência prática e teórica a capacidade de focar atenção e energia para aprender novos conhecimentos com base inovadora. O objetivo foi educar, orientar e desenvolver ideias a fim de se obter competência, interpretação da realidade e criatividade. Observou-se que o grupo de alunos com competências de terceira dimensão – mais comunicacionais, relacionais e sociais enfatizando a troca de informação. O trabalho mostrou-se relevante não apenas na participação dos alunos, mas também pelo fato da melhoria da visualização dos processos computacionais nas atividades diárias.




ISSN 2179-1589

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