REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

UM OLHAR ORGANIZADO, METÓDICO E SISTEMÁTICO PARA ALÉM DA TELA DO CINEMA.

Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães

Resumo


O projeto com a turma da disciplina Organização, Métodos e Sistemas no curso de Administração realizado no 1º semestre de 2017 na Universo Belo Horizonte foi direcionado para a utilização do cinema como veículo e ferramenta de ensino-aprendizagem oportunizando enfocar os aspectos culturais, históricos, literários e políticos, proporcionando uma visão integral do cinema enquanto mídia educativa. O cinema é uma experiência existencial, didática, educativa, cultural e lúdica. Uma das explicações da potência cinematográfica está justamente na configuração narrativa. Qualquer filme retrata o pensamento e a criação humana em um determinado modelo social e momento histórico e, portanto, educa a quem o assiste, gerando uma reflexão e uma impressão sobre o mundo. Conversas em torno de filmes permite a expressão de ideias que fazem a construção do conhecimento através da formação de melhores pessoas, profissionais e cidadãos. O objetivo deste foi enriquecer a formação dos alunos ao trabalhar um olhar crítico e reflexivo sobre o cinema aplicado aos conceitos teóricos do curso fornecendo elementos e repertório que possam ser aplicados à rotina profissional.

O projeto possibilitou trabalhar com os alunos filmes diversos como, desenhos animados, ficções, ações, romances que foram abordados com um olhar criterioso nos personagens e nas principais cenas com enfoque nas teorias da administração, não só da disciplina, mas a contextualização e interdisciplinaridade do conhecimento. Foi solicitado aos grupos a construção por escritos das principais ideias identificadas e a demonstração através de apresentação dos links pertinentes, fazendo com que todos criassem um novo olhar para o conteúdo e a dinâmica os filmes discutidos.

A atividade buscou inter-relacionar ficção, realidade, experiência prática e teórica a focar atenção e energia de forma criativa. O objetivo foi educar, orientar e desenvolver ideias a fim de se obter competência, interpretação da realidade e objetividade. Observou-se que o grupo de alunos trabalharam diversas vertentes na área da administração enfatizando a troca de informação, buscando enfatizar os principais aspectos por eles vivenciados ao longo do curso e da vida profissional.

O trabalho mostrou-se relevante não apenas na participação dos alunos, mas também pelo fato da melhoria da visualização dos processos administrativos nas atividades diárias.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO