REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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DESAFIO DE PROGRAMAÇÃO: JOGOS TECNOLÓGICOS COM TRABALHO EM EQUIPE

Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães, Agnaldo Lopes Martins, André Luiz Moura Júnior

Resumo


O projeto com os alunos do curso de Sistemas de Informação realizado no 1º semestre de 2017 na Universo Belo Horizonte foi direcionado para sanar uma lacuna apresentada na assimilação dos conceitos básicos de programação de computadores. A atividade desenvolvida teve o objetivo de proporcionar a criatividade, o conhecimento coletivo e colaborativo, pois trabalhou soluções lógicas. Montou-se desafios para serem solucionados em grupos utilizando a linguagem JAVA, concentrado em um laboratório de informática por um período de tempo predeterminado que gerou integração e compartilhamento de todos. Os alunos dos diversos períodos do curso foram organizados em equipes para concentrar os esforços em um objetivo comum. Era passada uma atividade idêntica aos grupos, que tinham um determinado tempo para desenvolvê-la – 30 minutos. A equipe poderia continuar a busca da solução dos problemas caso não conseguisse terminar no prazo determinado. Havia um incentivo para a continuidade da atividade até a solução da mesma atendendo os requisitos.

Foram trabalhadas duas atividades em primeira instancia passou-se o desafio dos números primos, com instruções reduzidas e bem objetivas. A outra tarefa foi o jogo de bicho, onde havia uma descrição minuciosa e detalhada da história do jogo e das regras de negócio. Estas atividades envolvem raciocínio lógico, abstrato e matemático e processo decisório.

A estratégia era mostrar situações adversas para que o grupo de alunos pudesse ser organizar. Foi possível observar que em cada equipe um aluno assumiu a liderança, um mentor responsável pelo desenvolvimento da ideia e houve diversas formas de trabalhar, grupos que se uniram no entorno de uma única ideia dada no grupo ou distribuíram a solução em subdivisões que pulverizaram as ideias.

O critério além do cumprimento do tempo foi assertividade, desempenho e criatividade. Desta maneira era exigido dos alunos os conceitos de superação de obstáculos e adaptação à nova realidade.

A atividade buscou compreender através da combinação de vários requisitos o perfil profissional da computação, que exige, dentre outras coisas habilidades, capacidade de raciocínio, criatividade, pro atividade e trabalho em equipe.

O trabalho mostrou-se relevante não apenas na participação dos alunos, mas também pelo fato da melhoria da visualização requisitos e trabalhos em grupo nas atividades diárias do profissional da área da computação no desenvolvimento de aplicativos.




ISSN 2179-1589

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