REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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ANALISAR AS PATOLOGIAS ORGANIZACIONAIS, ALÉM DA SALA DE AULA: A PRÁTICA DA QUALIFICAÇÃO

Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães

Resumo


Na construção do conhecimento dos discentes é muito importante o trabalho além da sala de aula, baseando nisto e calcado nas bases teóricas da disciplina de Organização, Métodos e Sistemas que segundo Cury (2005) é uma das especializações de Administração que tem como objetivo a renovação organizacional que modela a empresa, trabalhando sua estrutura (organograma), seus processos, cria ou aprimora métodos de trabalho, agiliza a execução das atividades, elimina atividades em duplicidade, padroniza, melhora o controle, faz o gerenciamento dos processos e soluciona problemas, também chamados de patologias organizacionais.

Com este foco foi desenvolvido um projeto em que os alunos são desafiados a desenvolver uma proposta de melhoria no clima organizacional. Segundo Chiavenato (2003), clima organizacional envolve uma visão mais ampla e flexível da influência ambiental sobre a motivação. É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia no seu comportamento.

O trabalho dos alunos se subdivide no levantamento dos dados; análise dos resultados e mapeamento dos problemas; elaboração e implementação dos planos de ação para se solucionar os problemas encontrados para isso devem criar um relatório do diagnóstico com uso das ferramentas de qualidade discutidas em sala: organograma da empresa, fluxograma do processo a ser tratado/melhorado, espinha de peixe, layout, levantamento de investimentos etc. sendo este instrumento para a empresa na melhoria da qualidade, aumento da produtividade e adoção de políticas internas. Os dados obtidos também permitiram reavaliar e/ou reestruturar diversos aspectos organizacionais como: políticas e estratégias de recursos humanos, estrutura e complexidade organizacional, tecnologias utilizadas, estilos de liderança, capacitação profissional, planejamento organizacional, processos decisórios, comunicação, conflitos de interesse, cultura organizacional, assistência aos funcionários, investimentos, relacionamento com a comunidade, imagem organizacional, etc. Os clientes, a empresa e os funcionários são beneficiados com um clima organizacional favorável.

Os alunos são orientados a apresentar formalmente toda a sugestão de alteração, este processo tem trago demonstrações de criatividade e inovação. Tem sido de grande valia, já que a solução dos mesmos vai depender dos recursos disponíveis, do estilo gerencial, da política e da estratégia para os Recursos Humanos de cada empresa. Por isso, cada empresa terá que solucionar seus problemas da melhor forma possível dentro de suas limitações, exigindo dos alunos uma adequação profissional e desenvolvimento pró ativo.

 

O ato de pesquisar/conhecer, através de experiências peculiares e coletivas, fundamenta o conhecimento que transcende as salas de aula. O aluno incorpora os conceitos com maior facilidade, estimula o raciocínio, a resolução de problemas, a exploração e investigação.




ISSN 2179-1589

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