REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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Utilização do Geogebra como ferramenta de matemática e física no ensino público de Belo Horizonte – Rede Estadual

Constantino Veríssimo dos Santos Filho, Diego Cézar M. Mendonça, Wlamir Kmit, Paulo Roberto Agrizzi Nacaratti

Resumo


O objetivo deste projeto, de execução prevista para o semestre de 2017/2, é de identificar as contribuições do uso do Geogebra como ferramenta no processo ensino-aprendizagem de conceitos de matemática e física com alunos do ensino médio da rede pública estadual de Belo Horizonte, como projeto de extensão para os alunos de Iniciação Científica do curso de Engenharia de Produção da Universo-BH. A sociedade tem buscado todas as diversas vertentes do conhecimento; e isso é tão premente que atualmente é também denominada de “sociedade do conhecimento”. Um dos papéis da escola é o de propiciar a inserção do estudante nessa nova sociedade que surge. Urge à escola estar impregnada de valores atuais, não constituindo uma boa estratégia o uso de conhecimentos ultrapassados ou mesmo obsoletos. Dessa forma, o uso (ou não uso) das novas tecnologias não pode estar em discussão. Trata-se, portanto, de uma questão fechada.  O que pode ser discutido é como usar tais tecnologias, estabelecendo, assim, as melhores estratégias. A metodologia de pesquisa está baseada em pesquisa investigativo-exploratória com o uso de computadores e o software Geogebra. Serão visitadas escolas estaduais de ensino médio da região onde se encontra a Universidade Salgado de Oliveira – BH com o objetivo de selecionar alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio. Num primeiro momento adotaremos o formato de competição entre times / equipes e para tal serão selecionadas 3 equipes de 10 alunos, sendo cada equipe de uma escola diferente. A seleção desses alunos será feita pela escola e com a devida permissão dos responsáveis pelos estudantes que forem menores de idade. O projeto possui duas etapas, a primeira está relacionada com os estudantes do ensino médio, onde passarão por exames formais para aferição dos conceitos básicos das disciplinas de matemática e física, na segunda etapa eles serão apresentados ao software Geogebra, onde se terá início o processo investigativo-exploratório, em que será possível estabelecer a observação/detecção do ganho conceitual desejado nas disciplinas ora mencionadas. Os modelos de atividades previstos inicialmente, são Provas/Desafios no Laboratório de Informática, Trabalhos de preparação em casa, Atividades Externas (Experimentos ao ar livre, presença em palestras, atividades nas próprias escolas dos participantes). Espera-se que a utilização de tecnologia no processo ensino aprendizagem em quaisquer disciplinas, neste caso, na matemática e física, estimule o aluno a pesquisar e consequentemente levá-lo a um ganho no aprendizado conceitual. Outro aspecto será o de propiciar meios para que os estudantes possam perceber os conceitos envolvidos, de cada disciplina, nos desafios que forem apresentados e concomitante a isto tem-se como expectativa que os estudantes busquem adquirir confiança e segurança para estabelecer o aprofundamento no processo ensino-aprendizado nas disciplinas que estejam cursando.




ISSN 2179-1589

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