REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

RECONHECIMENTO PARA O CURSO, REFERÊNCIA PARA O CURRÍCULO: ENADE

Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães, Agnaldo Lopes Martins, André Luiz Moura Júnior

Resumo


Este ano é muito especial, alunos do país inteiro, e é claro da Universo, que estão concluindo o curso de Sistemas de Informação deverão prestar o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade. Diante deste cenário, este ano está sendo desenvolvido um trabalho de orientação e apoio aos alunos. Como é um processo que abarca alguns para representar o todo ficou decidido que o projeto envolveria a todos os alunos, independente do período.

Em um primeiro momento foi feita uma reunião de esclarecimento, pois a maioria dos alunos não sabiam nada ou quase nada sobre o Enade. Tentamos entender os motivos. Descobrimos que muitos confundiam com o Enem, que é o Exame Nacional do Ensino Médio. Quando explicávamos o que era o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, eles nos perguntavam qual era a importância daquilo para a vida deles. Então no encontro foi apresentado o objetivo do ENADE que é avaliar a atuação dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de aptidões e capacidades necessárias à sua formação geral e ao exercício de sua profissão. É fundamental que os estudantes tenham clareza de que o ENADE se constitui em componente curricular obrigatório de todos os cursos de graduação, sendo o registro de participação do aluno condição indispensável para a emissão do seu diploma. O aluno selecionado que não realizar a prova do ENADE não terá o registro no seu histórico escolar, sendo considerado como aluno não concluinte e, até que regularize esta situação, não poderá solicitar o seu diploma.

Neste encontro nos preocupamos em demonstrar nosso comprometimento com a missão de nossa Instituição que se traduz pela excelência na educação e no desenvolvimento da cidadania, mediante formação humanista, crítica e reflexiva, preparando profissionais competentes, criativos e atualizados para o mercado de trabalho.

No segundo momento foi disponibilizado pela Educação a Distância um simulado online subdividido por período, muito pertinente pois os alunos estão familiarizados com o mundo virtual e muitos já usaram a plataforma Moodle em algumas disciplinas, ou seja, já conheciam o ambiente. O processo ocorrerá novamente.

A próxima etapa o projeto focará três pilares: informação, motivação e preparação. É importante estimular o espírito competitivo dos alunos, pois não há necessidade de alcançar uma pontuação mínima, mas é primordial motivá-los a realizar uma boa prova, sem deixar as questões em branco, e prepará-los para resolver as questões da melhor forma possível. O projeto focará na importância do ENADE para a vida profissional do formando reforçando que além da preparação para lidar com o conteúdo da prova, o aluno deve refletir quanto a importância a sua postura frente a este processo de avaliação, pois o ENADE é o primeiro de muitos processos avaliativos que vão ocorrer ao longo de sua carreira profissional. O sucesso sempre dependerá de determinação, seriedade e coragem para fazer o seu melhor e que um bom resultado no ENADE será o começo promissor para uma carreira brilhante.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO