REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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Estudo da disciplina Pesquisa Operacional com recursos computacionais.

Paulo Roberto Agrizzi Nacaratti, Fernanda Cotta Carvalho, Nésio Santana Aguiar de Souza, Douglas Weberson Andrade dos Santos

Resumo


Durante o curso de graduação os alunos são apresentados a diversos conhecimentos os quais ainda não tinham acesso, porém uma dificuldade que se enfrenta é a visualização da aplicação deste grande número de informações. Uma das diversas disciplinas oferecidas no curso de engenharia de produção é a Pesquisa Operacional.  A Pesquisa Operacional é um método científico que se utiliza de modelos matemáticos para auxiliar na tomada de decisão e assim solucionar problemas de otimização de processos de produção, gerando maximização de lucro ou minimização de custos, por exemplo.

A programação linear é uma das técnicas mais utilizadas para construir modelos de Pesquisa Operacional. É uma técnica simples e de fácil aplicação computacional e auxilia na tomada de decisão durante o processo produtivo do tipo: dentre os vários produtos que são fabricados na empresa, qual será a quantidade ideal de produção de cada um para que se possa obter um melhor lucro; dentro da disponibilidade de matérias primas disponíveis, onde melhor aplicar cada uma para reduzir o custo com a compra e não ter perda de estoque. Outro modelo disponível é o modelo de transporte no qual a empresa tem como verificar entre as suas rotas de distribuição qual o melhor caminho, ou seja, o mais econômico para transportar a sua produção. Todos esses modelos são facilmente estudados com o auxilio da ferramenta solver do Excel ou do Calc.

Nesta disciplina tivemos a oportunidade de aplicar essas ferramentas, através de dados obtidos de artigos científicos, cujos dados coletados foram obtidos de empresas reais. Também deve se destacar que além da ênfase em aplicações práticas, gera maior motivação e interesse dos alunos.

A abordagem prática da disciplina faz com que o aluno tenha oportunidade de visualizar a aplicação daquilo que está aprendendo na teoria. Não basta para o mesmo obter um volume excessivo de conhecimento, como geralmente acontece, e esse conhecimento não fizer sentido quando o aluno se deparar com os problemas na prática. No futuro, quando o aluno se ingressar no mercado de trabalho conseguira de uma maneira mais rápida a resolução do problema através da concatenação do conhecimento obtido na graduação com o problema encontrado.




ISSN 2179-1589

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