REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O COACH AJUDANDO PESSOAS E EMPRESAS A TEREM SUCESSO

Cynthia Domusci, Julio Boaventura, Cassio Mota, Mario Benz

Resumo


Estamos em um mundo extremamente competitivo. Nesse contexto, não importa qual a sua idade, sexo, profissão ou classe social. Enquanto alunos, profissionais ou empresários, as exigências são muito elevadas.

 

Essa semana,enquanto atendia a um grande empresário, conversávamos sobre suas preocupações com o mercado e sua empresa, mas também com a educação de seus filhos. Eles, com 14 e 16 anos, encaravam diariamente com uma carga tão grande de atividades, tais como escola, curso de línguas, esportes e reforços, que ele me confessou: “Eu não sei se aguentaria na minha época”.

 

Não cabe a mim dizer se estamos em um mundo melhor com tantas oportunidades e conforto disponível, ou se isso traz malefícios. Apenas estou confirmando uma realidade. E uma verdade é que temos que nos adaptar a este momento de nossas vidas ou fazer escolhas.

 

É neste contexto que o Coaching pode contribuir para as pessoas e para as empresas, na busca da realização de seus sonhos, objetivos e metas. Seja no desenvolvimento de novas competências para enfrentar novos desafios ou mesmo para ajudar na tomada de consciência e decisões.

 

A primeira coisa que você tem que saber é que o coaching é um processo de começo, meio e fim, que visa o sucesso, tanto para pessoas quanto para empresas. O processo de Coaching tem como base a orientação, o despertar de consciência, a clarificação de questões relevantes, o planejamento e a tomada de decisões necessárias para o aumento da autoconfiança, propiciando ao indivíduo alcançar resultados positivos em diversas áreas da vida pessoal e profissional.

 

Na vida pessoal, o coach pode atuar em diversas frentes, como no desenvolvimento de competências e do potencial individual, nos relacionamentos, no bem estar e qualidade de vida, saúde e prosperidade, assim como em aspectos da carreira (Career Coaching), como no auxílio à condução à ascensão profissional, no desenvolvimento de competências e recolocação profissional. Além disso, pode auxiliar executivos e negócios (Executive Coaching e Business Coaching)


E o impacto do coaching na vida das pessoas é surpreendente. Segundo pesquisas feitas com quem já passou pelo processo, 96,2% dos entrevistados repetiriam a experiência! Em grandes universidades como Harvard, Stanford e Columbia, os programas de coaching cresceram 37%. No mundo, 55% das empresas já utilizam o processo. No Brasil, é um mercado que expandiu mais de 300% nos últimos anos e continua crescendo de forma vertiginosa.

 

Então, pode ter certeza: o processo de Coaching é uma grande opção principalmente para momentos de crises, sejam pessoais ou de mercado.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO