REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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Assertividade

Cynthia Domusci, Julio Boaventura, Cassio Mota, Mario Benz

Resumo


Ainda pouco conhecida, a assertividade é um conceito que ainda nãoé discutido no ambiente dos negócios. Diferentemente do que comumente sepensa, não representa um jogo de poder, no qual buscamos influenciar aspessoas a fazer o que queremos, isso é agressividade. Refere-se, sobretudo,a um modo de se comunicar, um equilíbrio que nos permite ser maisconstrutivos na relação com as outras pessoas. Assertivo é aquele indivíduocapaz de se expressar, defender seus pontos de vista, convicções epensamentos de forma simples, direta e honesta, respeitando-se as demaispessoas, seus pontos de vista e direitos.E qual a importância deste conceito para nossas discussões? Na atualsituação dos mercados, seu rápido desenvolvimento e competitividade, obom gestor deve desenvolver suas competências emocionais ecomunicativas, deve liderar e negociar em vista de alcançar os interesses daempresa. Através da comunicação assertiva, o líder reduz sua insegurança evulnerabilidade, conquistando a autoconfiança, tornando-se capaz de fazercom que suas necessidades sejam satisfeitas e suas preferênciasrespeitadas e, ainda assim, desenvolver o bom relacionamento interno, como fluxo transparente de informações em níveis e qualidade adequados.Osproblemas internos passam a ser solucionados de forma mais efetiva, reduzseos conflitos interpessoais, melhora-se o clima organizacional, as pessoassentem-se mais seguras, satisfeitas e menos estressadas.No entanto, o comportamento não assertivo ainda parece predominar,através do qual acabamos por provocar uma série de conflitos e malentendidos improdutivos. De um lado, podemos tornar-nos pessoas passivas,agindo de forma a evitar o confronto e desagradar aos outros. Com isso,aceita-se realizar o trabalho que a princípio deveria ser realizado por outrapessoa, sente-se desconfortável para pedir ajuda de outras pessoas, cedefacilmente, mesmo que a custa de seus próprios interesses. No outroextremo, temos as pessoas agressivas, as quais expressam seussentimentos e necessidades de forma a violar os direitos dos demais. Sãoaqueles donos da verdade, intolerantes, que menosprezam os outros epartem para o conflito para atingir seus objetivos a quaisquer custos.Há ainda um terceiro tipo que, a princípio, pode parecer assertivo, masassim como no comportamento agressivo, desconsidera os direitos dosoutros, mas o faz de forma sutil e discreta. É um comportamentointermediário, entre o passivo e o agressivo, também conhecido comomanipulador. Neste, a princípio, o indivíduo busca atender os direitos enecessidades dos outros, mas apenas como meio de alcançar os própriosobjetivos. Utiliza-se da ironia, falsidade e indiretas para expressar suasnecessidades, fazendo com que os outros se sintam compelidos a atender àssuas necessidades.Para esclarecer, pense no seguinte exemplo: você já está com muitoserviço e alguém ou um superior lhe pede para fazer mais um relatório. Dizersim e não cumprir o prazo de alguma das tarefas não é ser assertivo. Dizer não sem entender se somente você pode realizar aquela tarefa e suaimportância, também não é ser assertivo. Ser assertivo é posicionar-se comrelação as suas dificuldades, entender a necessidade do outro e negociar.Talvez você possa realizar esta tarefa mais tarde ou quem sabe negociar umnovo prazo para uma tarefa já existente e colocar a atual como prioridade.O mesmo acontece fora do ambiente profissional, quando paraconseguirmos transmitir nossas ideias, pontos de vista e objetivos, não noscomunicamos de forma assertiva. Quando isto acontece, acabamos nosutilizando de voz alta e agitação que não contribui em nada para os nossosobjetivos. Estes indivíduos, muitas vezes boas pessoas, correm o risco deserem interpretados como arrogantes e prepotentes, acabando por criarconflitos desnecessários e se afastar das demais pessoas.Para agir assertivamente é preciso ser claro, transparente e diretopara falar, sem ser desrespeitoso em suas colocações. É preciso saber ouvire negociar, defendendo os próprios direitos sem violar os direitos dos outros.Deve ser comedido, controlar suas emoções, ser calmo e seguro. Só assimserá capaz de conquistar o respeito e admiração necessários aos líderes,atingindo os seus interesses e construindo um ambiente favorável para osrelacionamentos saudáveis.



ISSN 2179-1589

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