REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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SEGURANÇA NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS E VIAS DE ADMINISTRAÇÃO:UMA EXPOSIÇÃO ACADÊMICA ENQUANTO METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO.

Maria Socorro Pacheco Pena

Resumo


Estudos apontam que as mortes associadas aos erros na administração de medicamentos  constituem-se fato concreto no cotidiano das instituições de saúde.Destaca-se que a capacitação , a organização administrativa através de processos sistêmicos específicos, a análise de não conformidades e uma formação voltada para a conscientização do problemas e desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao processo de medicar, constituem-se ferramentas e ações para minimização do problema.A disciplina Cuidados Fundamentais II do Curso de Enfermagem da UNIVERSO-BH, possibilita a contextualização teórico-prática do processo de administrar medicamentos, requerendo do acadêmico conhecimentos de farmacologia, anatomia, fisiologia, semiologia e Sistematização da Assistência de Enfermagem.Destaca-se que os conteúdos são desenvolvidos em sala de aula e laboratório de simulação, utilizando-se avaliações durante o processo ensino-aprendizado.Buscando adotar metodologia ativa e significativa durante o processo ensino-aprendizado,da formação do futuro profissional de enfermagem, buscou-se através de uma mostra de trabalhos, apresentar o conhecimento sobre Administração de medicamentos sob os seguintes aspectos: segurança na administração de medicamentos, as vias de administração de medicamentos com as vantagens e desvantagens,o riscos associados à administração de medicamentos e a administração de medicamentos em situações adversas e os aspectos da técnica utilizada para administrar medicamentos nas diferentes vias e a sistematização do processo.Utilizou-se da revisão de bibliografia e exposição de pôster acadêmico, maquetes, jogos pedagógicos sobre o conhecimento da comunidade sobre administração de medicamentos e cuidados associados e simulação das ações em boneco de laboratório.A exposição foi realizada em espaço extra-classe e os alunos foram avaliados nos seguintes itens:domínio do conteúdo,clareza e objetividade na apresentação, estratégia pedagógica para apresentação do tema, postura acadêmica na concretização coletiva do tema.Conclui-se através desse trabalho os seguintes aspectos:a possibilidade de ampliar a  metodologia de ensino para além da sala de aula, o desenvolvimento de habilidades acadêmicas para o trabalho em equipe e ações de educação voltadas à saúde da população e  a identificação do significado dos temas teóricos para a realização da prática assistencial.A estratégia de contextualizar o conteúdo trouxe um clima de satisfação e motivação para os alunos, que demonstraram realização pessoal e expressaram a importância de demonstrar o conhecimento da profissão  para a comunidade acadêmica.




ISSN 2179-1589

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