REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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Perspectivas do Ensino Jurídico no Brasil

Alfredo Farias Oliveira, Caio Augusto Souza Lara

Resumo


Palestra Proferida na Abertura da II Jornada de Apresentação dos TCCs do Curso de Direito da Universo BH –  pelo Professor Caio Augusto Souza Lara

Resumo da palestra - Autoria: Alfredo Emanuel Farias de Oliveira

Perspectivas do Ensino Jurídico no Brasil. Na atualidade, há complexidade no ensino jurídico no Brasil, na medida em que se percebe uma ampliação da graduação em detrimento de setores específicos da pós-graduação, o que demonstra dificuldade no acesso aos níveis mais especializados da formação profissional, o que compromete a contratação de profissionais qualificados, e por conseqüência os alunos da graduação. Impõe-se, ainda, a análise da imprescindibilidade do fomento e conexão entre a tríade do ensino superior, qual seja: ensino, pesquisa e extensão. Não é possível falar em formação qualificada do profissional do Direito, sem a presença dessa tríade. O ensino categorizado pelo simples conteúdo ministrado em aulas teóricas não supre a necessidade da vivência do conteúdo, seja pelo aspecto prático ou acadêmico, com a possibilidade de que o próprio possa ser o principal ator de sua formação. Muitas vezes, a concentração nas atividades de ensino pode tornar pobre e insuficiente o aprendizado, já que há pouca participação do aluno e muito esforço do professor, sem que isso implique necessariamente em maior aprendizado. As atividades de pesquisa e de extensão permitem vencer essa postura passiva. Assim, como a utilização de metodologias ativas, por meio das quais o aluno pode repetir o conteúdo. Logo, é imprescindível a conjugação dos três elementos citado para a efetivação do saber jurídico em toda a sua expressão.  




ISSN 2179-1589

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