REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

EVA ZAN PEREIRA, Flávia Hermínia Oliveira Miranda Leite

Resumo


A finalidade da prática de estágio supervisionado é a de desenvolver em cada estudante dos cursos de Enfermagem não apenas a compreensão das teorias estudadas durante a graduação, mas também sua aplicabilidade e a reflexão sobre a prática que se inicia neste momento, contribuindo não só para a  formação acadêmica teórico prática, mas também para desenvolver as habilidades necessárias que são relevantes para intervenções que possibilitam a transformação da sociedade e a contribuição para a construção da cidadania. O estágio supervisionado proporciona  o domínio de instrumentos teóricos e práticos imprescindíveis à execução de suas funções e visa beneficiar a experiência e promover o desenvolvimento, no campo profissional, dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso nas instituições de ensino superior. Trata-se de um amplo desafio, pois durante o estágio o aluno necessita acostumar-se com diferenças entre os alunos e seus contextos, compreender que a sala de aula é apenas um dos espaços  para se adquirir  conhecimento, que é necessário buscar mais, ir além,  por meio de um processo interativo, aluno, professor e comunidade  necessitam transformar o cotidiano e mudar a realidade, muitas vezes árida,  em  situações mais amenas. Em suma, o estágio supervisionado dá a noção do que o futuro profissional  irá encarar no seu cotidiano, aprendendo a lidar com as contingências diárias e conseguir atingir seu objetivo maior, que é o da promoção da saúde. Esta prática amplia, ainda, o entendimento sobre o meio em que está inserido, além de ir se deparando com as responsabilidades do seu trabalho. Para a realização deste estudo optou-se pela pesquisa bibliográfica e partindo da prática de alguns anos de trabalho na assistência e no ensino, além   de estudos  na área.

 

 




ISSN 2179-1589

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