REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL AO UTILIZAR A FERRAMENTA DO ENSINO A DISTÂNCIA – EAD

EVA ZAN PEREIRA, Alícia Del carmen Parra Mora, Maria Aparecida Ferreira Horta, Maria do Socorro Pacheco Pena

Resumo


 

O Brasil é um país de enorme extensão territorial, com uma população de aproximadamente 192 milhões de habitantes, vivendo em regiões com características bastante diferenciadas. Existem vários “brasis” dentro do Brasil.   É sabido que o estudo possibilita a ascensão social. Atualmente, cerca de 13% (treze por cento) da população brasileira possui curso superior. É um número muito baixo que precisa ser paulatinamente melhorado, para que consequentemente a nação brasileira possa usufruir  de melhores oportunidades de trabalho, reduza o índice de pobreza, amplie o índice de desenvolvimento humano e minimize os problemas sociais, principalmente  aqueles relacionados à exclusão e mobilização social, elevando a qualidade da mão-de-obra, da expectativa de vida digna e cidadania, disponibilizando para o mercado de trabalho cidadãos mais críticos e conscientes,capazes de intervir na sociedade e através de diagnósticos sociais e resolução de problemas.Destacando-se assim,  aspectos positivos que são fortalecidos pela educação,compreende-se a importância de promover mecanismos de acesso a educação.    Um povo bem educado e com um nível maior de escolaridade tende a viver mais e melhor. A educação a distância (EAD) torna-se uma ferramenta relevante para ser utilizada em um cenário como o brasileiro, podendo ser utilizada em totalidade ou de forma híbrida com tempos presenciais. Através da EAD pessoas que residem em locais menos favorecidos poderão ingressar no curso superior, tendo a oportunidade de se qualificarem e na proporção híbrida destaca-se enquanto metodologia ativa , que proporciona ao aluno um empoderamento responsável pelo rocesso de ensino aprendizado, juntamente com o professor presencial e o tutor virtual.

A EAD também favorece as pessoas com dificuldades de locomoção, a exemplo dos cadeirantes. Além disso, os valores desembolsados por um aluno de um curso a distância são inferiores aos despendidos por um aluno de um curso presencial. Os discentes dos cursos presenciais possuem gastos diários com deslocamentos e alimentação fora de casa.

Os alunos dos cursos a distância também não precisam enfrentar trânsitos congestionados para chegarem à Faculdade, pois na EAD é a Faculdade que vai até a casa dos discentes através da internet.  Percebe-se que a educação a distância (EAD) possui pontos positivos e negativos. Contudo, é inegável que cada vez mais cursos e disciplinas são oferecidos na modalidade a distância. Ainda existem alguns preconceitos e obstáculos relacionados ao ensino a distância que podem ser superados, desde que exista interesse e boa vontade do Estado, da sociedade e dos envolvidos diretamente com o processo de ensino aprendizagem.

 

Palavras chaves: ensino a distancia – novos formatos de aprendizagem – fatores positivos do EAD

 




ISSN 2179-1589

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