REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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ATIVIDADE DE EXTENSÃO: PROJETO UNIVERSO DE AMIGOS

ANDRESSA SILMARA ALVES CARVALHO RIOS

Resumo


O Projeto Universo de Amigos foi criado no ano de 2009, com o objetivo de despertar na comunidade acadêmica o interesse pela realização de práticas solidárias e de responsabilidade social, desenvolvendo valores essenciais à sociedade, bem como a formação de cidadãos conscientes acerca da importância de sua contribuição para a melhoria de vida das classes menos favorecidas, de pessoas em situação de necessidade, vulnerabilidade ou abandono. O principal objetivo das atividades compreendidas no projeto reside em proporcionar uma reflexão acerca das diferenças sociais, incentivando o trabalho em equipe, o espírito de cooperação, integração, responsabilidade e alteridade, contribuindo materialmente e pessoalmente, com auxílio direto a instituições de caridade, abrigos, creches, hospitais, casas de acolhimento, escolas públicas, realizando campanhas direcionadas às necessidades apontadas pelas próprias instituições. A relevância do trabalho reside na importância em se incentivar e promover a solidariedade também nos bancos da Universidade, por se tratar de um locus de desenvolvimento  não apenas intelectual, mas também social, permitindo um contato direto dos discentes com as dificuldades e carências de seus semelhantes. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, é de suma importância a valorização de temas transversais. As habilidades e competências a serem desenvolvidas compreendem: 1) Participação nas atividades transversais, propiciando conhecimento e enriquecimento extra curricular, além do desenvolvimento pessoal e responsável que tornarão o profissional apto ao exercício da função que escolher no mercado de trabalho, atendo às necessidades e a realidade social. 2) Enriquecimento social e cultural do futuro profissional; 3) Desenvolvimento do espírito de responsabilidade social e de solidariedade; 4) Fortalecimento do intercâmbio entre a teoria e a realidade prática;  5) Desenvolvimento de cidadãos integrados e conscientes. O desenvolvimento das atividades ocorre na seguinte sistemática: Formação de uma equipe, com, no máximo, cinco integrantes, os quais são responsáveis pelo gerenciamento e acompanhamento do projeto durante o semestre letivo, coletando informações,  doações, divulgando o projeto e auxiliando na execução do mesmo. Os grupos são formados por, no mínimo, um aluno de cada período do curso de Direito, ou de outros cursos, sendo que, cada um dos períodos fica, durante o semestre, incumbido pelo acolhimento a uma instituição que for selecionada. Cada período se responsabiliza pelo agendamento da data de realização da visita para conhecer a realidade da instituição, participando efetivamente de suas atividades, além de proceder à divulgação do projeto e entrega das doações. Ao final do semestre o líder de cada período entrega um relatório das atividades desenvolvidas, contemplando a forma de execução da atividade, seu desenvolvimento e conclusão, anexando a ele fotos e documentos pertinentes, como, por exemplo, a relação dos donativos recolhidos.

 

 




ISSN 2179-1589

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