REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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Psicomotricidade no desenvolvimento da criança: estimulação precoce

Aline Valverde, Leonardo Henrique, Lilian Frasson, Mayra Lima, Raquel de Paula, Tatiane Murça

Resumo


Considera-se intervenção precoce na infância, de acordo com o decreto Lei-281/09, o conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança (0 a 6 anos) e na família, incluindo ações de natureza preventiva e de reabilitação designadamente no âmbito da educação da saúde e da ação social. O trabalho aborda de forma objetiva, exercícios focados para pacientes com síndrome de Down, visando esclarecer quais atividades sem fazem necessárias para um melhor desenvolvimento desse paciente. Com base na literatura pesquisada, observa-se a importância de cada atividade proposta, bem como a necessidade do envolvimento e aceitação familiar para êxito do paciente e evolução do tratamento. A psicomotricidade percebe o indivíduo como um ser integrado, trabalha com as sua interações cognitivas, emocionais, simbólicas e sensoriomotoras, bem como sua capacidade de ser e de se expressar em um contexto psicossocial. Em crianças procura favorecer o desenvolvimento neuropsicomotor e a relação com o objeto, com o outro, consigo mesmo possibilitando sua adaptação ao meio familiar e social. Podemos concluir que este trabalho nos ensinou o quanto o papel da psicomotricidade estimulada precocemente é importante para o desenvolvimento das crianças sem nenhuma anomalia, mas como também é fundamental em crianças diagnosticadas com a Síndrome de Down. Ao longo desta pesquisa podemos observar o quanto é importante o papel do profissional em conjunto com os pais da criança,ensinando á ela jogos e brincadeiras para sua estimulação cada vez mais cedo,para que ela possa ter a consciência de seu corpo,descobrir o universo a sua forma da forma mais simples possível,podemos ser uma criança “normal” como todas as outras. Com este estudo chegamos a conclusão que esta criança é sim capaz de ter uma qualidade de vida e uma interação social muito melhor, se ela for estimulada desde o seu primeiro mês de vida.




ISSN 2179-1589

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