REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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Ensino do Planejamento Orçamentário em planilhas eletrônicas

Wlamir Kmit, Cynthia Domusci, Gideão José Pinto Oliveira

Resumo


A disciplina Orçamento tem aspectos conceituais consolidados na literatura disponível com diversos autores de relevo. É uma disciplina fundamental na formação de um gestor e demanda conhecimentos das áreas financeira, contábil, custos, compras, vendas, controle de estoques, comercial, e ainda requer uma visão sistêmica e holística, pois os fenômenos objetos dessa área de conhecimento são extremamente dinâmicos em função da interação da empresa com o meio ambiente que a cada momento sofre mudanças tais como variação cambial, taxa de juros, aumento ou redução da oferta e da demanda, concorrência a nível global, introdução de novas tecnologias, problemas políticos, climáticos e culturais, entre outros.

Os alunos devem compreender que cabe aos gestores estabelecer as estratégias, e a partir das estratégias definir os procedimentos de nível operacional, sendo que o orçamento é a projeção econômico financeira da estratégia adotada.

A elaboração do Planejamento Orçamentário é um trabalho detalhado, extenso e complexo, pois têm-se que definir quantidades a serem vendidas, quantidades a serem fabricadas, políticas de estoques de produtos acabados, política de estoques de matérias-primas, quantidades a serem compradas de matérias-primas, máquinas e equipamentos, manutenção de máquinas, veículos e equipamentos, quantidade e formação de funcionários para os diversos setores, políticas de remuneração e benefícios, local de fabricação e de venda, opção pela fabricação própria ou terceirização de parte das atividades, política de finanças para compras e vendas, tributação, logística, distribuição dos produtos ou serviços, sendo que todo esse conjunto precisa ser esmiuçado mês a mês de forma contínua, e ainda deve-se fazer a projeção através de modelos simulados para certificar-se que as políticas aprovadas sustentarão a estratégia e o modelo de produção adotados.

Para que um aluno possa vivenciar, pelo menos em parte essa experiência, torna-se necessário trabalhar com um modelo simplificado, e, considerando que neste século XXI temos computadores pessoais, optou-se pela utilização de um programa elaborado em planilhas eletrônicas, recurso que pode mostrar de maneira interativa mudanças que podem ser efetuadas num modelo de Planejamento Orçamentário.

Na disciplina Orçamento são apresentados aos alunos o estudo de caso e o programa, a seguir são demonstradas as interações entre as diversas planilhas e os alunos aprendem a operar o programa. São fornecidos parâmetros para um planejamento de um ano. Neste trabalho os alunos aprendem a elaborar o Planejamento Orçamentário.

Numa segunda etapa são feitas interferências no planejamento inicial, como por exemplo o aumento da quantidade vendida, redução de preços, mudança de quantidades de matérias-primas na formulação do produtos, então com esse modelo em planilhas eletrônicas basta fazer uma nova simulação alterando os dados indicados e a seguir obtém-se novos resultados calculados de forma automática, uma vez que o programa é interligado, Assim é possível estudar as diferenças oriundas dessas alterações e escolher a simulação mais adequada às necessidades da empresa.

Um Planejamento Orçamentário feito dessa forma permite uma antecipação, como movimentos num jogo de xadrez, e para o aluno torna-se muito mais interessante e dinâmico.




ISSN 2179-1589

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