REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Utilização de compartilhamento de tela no ensino de programação de computadores

Andre Luiz Moura Junior, Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães, Agnaldo Lopes Martins

Resumo


O ensino de programação de computadores é sempre desafiador. As disciplinas que envolvem programação de computadores são as que demonstram maiores dificuldades de aprendizagem por parte dos alunos. É aqui que se encontra um gargalo para os cursos que envolvem programação de computadores, pois os alunos que em sua maioria são acostumados a decorar, e não a aprender o conteúdo, sofrem com a necessidade de desenvolver o raciocínio lógico, o que acarreta em desmotivação e evasão do curso. As disciplinas que tratam o conteúdo de algoritmos ou linguagem de programação são as que trazem reprovação e evasão já nas primeiras fases dos cursos de informática. A utilização somente de recursos tradicionais como quadro, livro, exposição oral é insuficiente. Vários recursos modernos estão à disposição hoje e os alunos estão cada dia mais conectados e habituados com a utilização dos computadores e da internet. Exemplos já utilizados por outros no ensino de programação são gamefication, videoaulas, grupos de discussão. Com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação, existe o compartilhamento de conhecimentos e experiências, pois os alunos saem da condição de expectadores para serem agentes dos próprios saberes, onde produzem conteúdos e expões seus entendimentos a respeito dos conteúdos estudados. Sob estas circunstâncias foi iniciada a utilização de recurso de compartilhamento de tela para o ensino de programação nos laboratórios de informática no campus de Belo Horizonte da Universo. A ferramenta utilizada é a RealVNC. Os benefícios puderam ser notados desde as primeiras aulas. O professor utiliza um computador para escrever os programas, depurar e testar, enquanto os alunos acompanham todos os passos em seus computadores. Quando os alunos têm dúvidas ou solicitam que algum passo seja repetido, o professor pode imediatamente repetir e explicar mostrando os detalhes do programa e, principalmente, demonstrar o processo de desenvolvimento de programas, os possíveis erros e como resolvê-los. Ao final da aula, todos os códigos fonte dos programas criados são disponibilizados no site do professor e em sistema de controle de versões. A conclusão foi que a utilização do compartilhamento de tela contribuiu muito para o ensino de programação de computadores. Obviamente, a utilização de outros recursos continua sendo necessária e a dedicação do aluno ainda é primordial para o aprendizado. De qualquer forma, fica comprovada a eficácia deste recurso.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO