REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Cláudia Fonseca Braga, José Manuel Fragoso Alves Diniz

Resumo


Este trabalho, de natureza qualitativa, de tipo descritivo, teve como objetivo analisar as concepções e práticas dos professores universitários que lecionam  disciplinas diversificadas, nos cursos de formação em Educação Física. Esta pesquisa é direcionada aos professores de Educação Física do Ensino Superior, pelo fato de percebermos que esses profissionais, responsáveis pela formação dos professores de Educação Física, têm posturas diferentes, em relação à avaliação, havendo diferenças até mesmo no agir e no pensar de um mesmo professor, quando ele utiliza concepções diversas, gerando um conflito entre posturas positivistas e construtivistas. Para alguns, prevalecem modelos que dão ênfase à reprodução de informações (posturas positivistas), os quais pouco contribuem para o desenvolvimento do conhecimento crítico do aluno. Outros buscam uma avaliação mais formativa, fazendo interagir o conhecimento com situações problemáticas, vivenciadas na prática (posturas construtivistas). Sendo assim, conhecer as concepções dos professores sobre a avaliação, será útil para entendermos as informações obtidas e analisarmos sobre os dados coletados, contribuindo para o avanço do processo de avaliação de qualidade, sobre o qual o professor e a instituição de ensino, tem a responsabilidade e compromisso com seus alunos e com a sociedade. Reconhecemos que a avaliação educacional pode ajudar a promover o conhecimento crítico do aluno, por isso acreditamos que o professor deve aprofundar-se nesse tema para facilitar a definição dos objetivos, da metodologia, do contexto e do momento de aplicação, para garantir assim, uma possível verificação da aprendizagem, proporcionando ao aluno um conjunto de saberes e competências, que o permite viver integrado em nossa sociedade tão revolucionária e competitiva. Os alunos são considerados, em detrimento de terem alcançado êxito ou fracasso, porque são avaliados em função das exigências dos professores, os quais terão influência sobre o futuro profissional docente. A pesquisa realizou-se em três faculdades particulares de Belo Horizonte, da qual participaram 66 professores. Como suporte metodológico, utilizamos o questionário com questões de escalas com o objetivo de determinar o grau de associação para dados ordinais, e questões abertas oportunizando o avaliado em registrar com mais liberdade as dificuldades encontradas, os instrumentos utilizados e a concepção sobre avaliação formativa. As concepções e práticas dos professores foram analisadas a partir do relacionamento dos dados obtidos na pesquisa e permitem concluir que: a) a análise dos dados evidenciam que, teoricamente, houve mudança na concepção dos professores em relação a evolução histórica da avaliação, mas existe ainda certa confusão em relação aos conceitos formativos; b) podemos dizer que as práticas da avaliação têm se mostrado insuficiente diante das novas exigências requeridas pelo ensino, talvez isso pode estar relacionado ao fato dos professores não receberem uma orientação sobre o tema durante sua formação acadêmica como também durante sua atuação profissional; c) a pesquisa apontou para a necessidade de um melhor preparo do professor quanto a avaliação educacional, nos cursos de formação em Educação Física, na cidade de Belo Horizonte.




ISSN 2179-1589

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