REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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OFICINAS DE PLANO DE AULA

Guilherme Velloso

Resumo


Essa estratégia pedagógica consiste, por parte dos alunos e alunas da disciplina Didática da Educação Física, na elaboração de um plano de aula voltado para a Educação Física escolar e na participação nas “oficinas de plano de aula” que são realizadas em sala de aula, em datas designadas no plano de ensino da disciplina.

 

Para tanto, cada aluno deve imaginar-se como sendo o professor de Educação Física de uma escola (hipotética). Em seguida, deve elaborar um plano de aula para a série que desejar, com tema de livre escolha, conforme modelo oferecido na disciplina, apoiando-se também nas habilidades desenvolvidas durante o semestre.

 

O plano de aula deve conter, obrigatoriamente, os seguintes itens:

1.      cabeçalho (ou identificação);

2.      habilidade a ser desenvolvida;

3.      eixo temático e tema (ou seja, o conteúdo a ser ministrado na aula);

4.      procedimentos didáticos;

5.      recursos (físicos e materiais);

6.      avaliação (instrumento de avaliação e critério de avaliação); e

7.      referências (esse é o único item opcional).

 

A intenção é que possamos, após as aulas expositivas sobre o tema “plano de aula”, reconstruir coletivamente os planos de aula que foram elaborados em casa. Durante as oficinas, cada aluno é convidado a ler em voz alta o seu plano de aula, item por item, para que, a partir daí, todos os colegas possam contribuir com sua reconstrução, fazendo críticas, oferecendo sugestões e dirimindo dúvidas. Esse processo acontece sob a supervisão do professor, que faz as observações que julga pertinente e, quando necessário, retoma os fundamentos teóricos que norteiam o planejamento do processo de ensino-aprendizagem da Educação Física escolar.

 

Os discentes são avaliados pela entrega do plano de aula conforme o modelo oferecido na disciplina e pela participação nas oficinas. Por “participação” entende-se que o aluno deve estar presente à sala de aula, em silêncio e atento ao debate. O aluno que, durante a oficina, executa tarefas que subtraiam sua atenção do debate sobre os planos de aula (manusear o celular, elaborar trabalhos/tarefas de outra disciplina, dentre outras) tem sua nota de participação reduzida, a critério do professor da disciplina.

 

Ressalte-se, por fim, a utilidade dessa estratégia, uma vez que nos estágios supervisionados de licenciatura, que são ofertados no quarto, quinto e sexto períodos, os planos de aula a serem elaborados como parte dos requisitos necessários à conclusão dessas disciplinas serão fundamentados no modelo oferecido na disciplina Didática da Educação Física. 




ISSN 2179-1589

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