OFICINAS DE PLANO DE AULA
Resumo
Essa estratégia pedagógica consiste, por parte dos alunos e alunas da disciplina Didática da Educação Física, na elaboração de um plano de aula voltado para a Educação Física escolar e na participação nas “oficinas de plano de aula” que são realizadas em sala de aula, em datas designadas no plano de ensino da disciplina.
Para tanto, cada aluno deve imaginar-se como sendo o professor de Educação Física de uma escola (hipotética). Em seguida, deve elaborar um plano de aula para a série que desejar, com tema de livre escolha, conforme modelo oferecido na disciplina, apoiando-se também nas habilidades desenvolvidas durante o semestre.
O plano de aula deve conter, obrigatoriamente, os seguintes itens:
1. cabeçalho (ou identificação);
2. habilidade a ser desenvolvida;
3. eixo temático e tema (ou seja, o conteúdo a ser ministrado na aula);
4. procedimentos didáticos;
5. recursos (físicos e materiais);
6. avaliação (instrumento de avaliação e critério de avaliação); e
7. referências (esse é o único item opcional).
A intenção é que possamos, após as aulas expositivas sobre o tema “plano de aula”, reconstruir coletivamente os planos de aula que foram elaborados em casa. Durante as oficinas, cada aluno é convidado a ler em voz alta o seu plano de aula, item por item, para que, a partir daí, todos os colegas possam contribuir com sua reconstrução, fazendo críticas, oferecendo sugestões e dirimindo dúvidas. Esse processo acontece sob a supervisão do professor, que faz as observações que julga pertinente e, quando necessário, retoma os fundamentos teóricos que norteiam o planejamento do processo de ensino-aprendizagem da Educação Física escolar.
Os discentes são avaliados pela entrega do plano de aula conforme o modelo oferecido na disciplina e pela participação nas oficinas. Por “participação” entende-se que o aluno deve estar presente à sala de aula, em silêncio e atento ao debate. O aluno que, durante a oficina, executa tarefas que subtraiam sua atenção do debate sobre os planos de aula (manusear o celular, elaborar trabalhos/tarefas de outra disciplina, dentre outras) tem sua nota de participação reduzida, a critério do professor da disciplina.
Ressalte-se, por fim, a utilidade dessa estratégia, uma vez que nos estágios supervisionados de licenciatura, que são ofertados no quarto, quinto e sexto períodos, os planos de aula a serem elaborados como parte dos requisitos necessários à conclusão dessas disciplinas serão fundamentados no modelo oferecido na disciplina Didática da Educação Física.