REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PRODUÇÃO ACADÊMICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Guilherme Velloso

Resumo


O estágio é uma etapa fundamental do processo de formação profissional por, dentre outros motivos, possibilitar o exercício da prática profissional de maneira controlada, tendo a orientação de um professor já licenciado em sua área de atuação e a supervisão de um professor que, na universidade, busca subsidiar reflexões que auxiliem seus alunos-estagiários a aproximar a teoria da prática. Além disso, o estágio deve proporcionar, aos discentes, a compreensão da escola como espaço de transmissão e produção de cultura, dando a eles a condição de entender a dinâmica de funcionamento do espaço como lócus que possui regras e códigos – explícitos e implícitos.

 

Como um dos requisitos para a compreensão do universo escolar, a disciplina Estágio Supervisionado II, do quinto período do curso de Educação Física, requere dos alunos-estagiários a elaboração de um Relatório de Observação, documento que solicita um levantamento sobre a infraestrutura da escola, a gestão escolar e a gestão de pessoal, além das características das aulas de Educação Física, da formação do professor-orientador e do relacionamento entre esse último e os alunos e alunas da escola.

 

Um cadastro de cada aluno é entregue ao professor-supervisor com os dados do aluno-estagiário e da escola onde o estágio será realizado. Informam-se também os dias e horários de cumprimento do estágio, dentre outras informações.

 

O Termo de Compromisso do Estágio (TCE) é documento que legaliza a atuação do estagiário na escola e que deve ser assinado pelo aluno-estagiário, pelo representante legal da escola e pela universidade. Cabe ao estagiário coletar os dados da instituição concedente do estágio (escola) necessários ao preenchimento do documento.

 

A presença do aluno-estagiário na escola é registrada numa Ficha de Frequência do Estagiário, documento em devem constar as datas em que o aluno estagiou, o número de horas-aula cumpridas em cada dia e os temas das aulas. O professor-orientador assina a após cada dia de estágio para confirmar a presença do estagiário na escola e para atestar que aquele número de horas-aula foi efetivamente cumprido.

 

No decorrer do semestre, os alunos-estagiários elaboram planos de aula, que devem ser discutidos com o professor-orientador no intuito de verificar se os objetivos, conteúdos, procedimentos didáticos, recursos e formas de avaliação adequam-se ao projeto pedagógico da escola e às séries para as quais foram elaborados.

 

Por fim, cada aluno-estagiário deve elaborar um Relatório Final, onde serão registradas as experiências no período de observação das aulas ministradas pelo professor-orientador, na corregência e na regência de aulas pelo aluno-estagiário. Esse documento deverá também apontar as possibilidades e os limites que a Educação Física encontra na escola. Como conclusão do relatório, é solicitada uma análise crítica do processo de estágio, devendo ser obrigatoriamente fundamentada na literatura da área.

 

A entrega de documentos e trabalhos fora da data agendada ocasiona uma perda de 40% dos pontos reservados aos mesmos. Caso não sejam entregues no encontro subsequente, terão sua nota zerada, o que não desobriga o aluno-estagiário de entregar o documento e/ou trabalho pendente.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO