REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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PROJETO BRINQUEDOS ALTERNATIVOS

Guilherme Velloso

Resumo


Segundo o professor francês Gilles Brougère, em seu famoso livro Brinquedo e Cultura (1997), no brinquedo, o valor simbólico é a sua função. Brincando a criança desenvolve-se intelectual e cognitivamente, abre-se à sensibilidade e às emoções, aprende a pensar criativamente e a solucionar conflitos e problemas, além de possibilitar uma maior interação com os outros indivíduos que participam da brincadeira.

 

Brinquedo é todo objeto usado no ato de brincar, independentemente de ter sido comprado, construído ou reutilizado, sendo considerado peça fundamental na formação da criança. Aqueles construídos com materiais alternativos não só despertam a atração de crianças como também seduzem e convidam os adultos a brincar, devido à sua originalidade e expressão criativa. Soma-se a isso o baixo custo de sua produção, uma vez que a maioria dos materiais utilizados viraria lixo. Chama-se a atenção, inclusive, para a importância dessa prática, uma vez que a preservação do meio ambiente começa pelo reuso e reciclagem de materiais que seriam descartados.

 

Dar oportunidade à criança de brincar construindo seu próprio brinquedo, como ilustra Rubem Alves em sua crônica É brincando que se aprende, já justificaria este projeto. É função do educador possibilitar esse aprendizado, estimulando a reflexão sobre o consumismo desenfreado que caracteriza a sociedade contemporânea.

 

Por fim, esse projeto justifica-se, especificamente, por permitir a interação entre comunidade e Universidade, ao favorecer uma instituição beneficente com a doação dos brinquedos que foram confeccionados. A divulgação da disciplina e de seus conteúdos para a comunidade acadêmica é outro ponto que merece destaque, contribuindo com a construção de uma imagem positiva da universidade perante a comunidade interna e externa. Ainda vale ressaltar que a construção de brinquedos alternativos ou de sucata constitui-se num rico instrumento de ensino-aprendizagem, fundamental à atuação dos profissionais de Educação Física, sejam esses atuantes em espaços formais ou informais de educação, no âmbito do lazer ou não.

 

O trabalho foi desenvolvido em três fases: primeiramente, os alunos, dentro de cada turma da disciplina Recreação e Lazer, formaram grupos. Num segundo momento, cada grupo pesquisou e escolheu um brinquedo alternativo para ser confeccionado com material reaproveitado (sucata). Em seguida, cada grupo construiu o brinquedo escolhido, filmando esse processo para, posteriormente, editar um vídeo que mostrava, passo a passo, a confecção do brinquedo. Por fim, os vídeos foram apresentados em sala de aula e disponibilizados no YouTube, em canal criado para esse fim.

 

A conclusão do projeto se deu com a doação dos brinquedos alternativos construídos pelos discentes a uma organização não governamental que atende o público infantil.




ISSN 2179-1589

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