REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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Festival de Mini Basquete na Educação Física Escolar

EMERSON NEIVA RODRIGUES

Resumo


O Festival de Mini Basquete é organizado pela Federação Mineira de Basquetebol (FMB) desde 2001, é um evento acontece no último sábado de cada mês, qualquer clube, entidade, projeto social, escola ou grupo de alunos podem participar. Basta fazer a inscrição, que é gratuita, através do site da FMB e comparecer ao local do evento com os alunos/atletas para participarem. O evento tem o objetivo de massificar a modalidade e tem como foco a participação e inclusão, buscando assim, tirar a competição dos jogos, respeitando o nível de desenvolvimento da criança. A organização estrutura o evento  com arbitragem educativa, tentando fazer com que o jogo se torne prazeroso e agradável para o participante. Inexiste a presença do placar físico para marcar a diferença entre as equipes. É dividido em nível de habilidade, sendo que o professor/treinador deverá escolher em qual nível sua equipe se encontra. No final do evento todos os participantes recebem a mesma premiação, uma medalha de participação no evento e ainda tem o sorteio de brindes. Cada equipe faz em média 4(quatro) jogos durante a jornada do evento que tem a duração de 6(seis) horas ocorrendo de 8(oito) horas da manhã até às 14(quatorze) horas. É um ótimo espaço de convivência, interação e integração dos alunos/atletas, de socialização, respeito e prática esportiva. Essa atividade complementa a discussão teoria/prática da disciplina Basquetebol do curso de graduação em Educação Física da UNIVERSO/BH. Os alunos do sexto período ao participarem dessa proposta tem a oportunidade  conhecer a prática do basquetebol em uma metodologia diferente da vivenciada nas Olímpiadas e campeonatos. Uma realidade mais próxima da prática da Educação Física Escolar e da iniciação à modalidade, uma vez que a arbitragem é educativa e não punitiva, a premiação para todos, promovendo a  inclusão e não somente a  valorização do vencedor. Os alunos da graduação tem a oportunidade de realizarem  entrevistas com os pais  e com os alunos/atletas participantes do torneio, buscando identificar as contribuições que a prática do esporte traz para o contexto familiar e escolar. Tentando verificar se após o início da prática do basquete é possível identificar alguma mudança no comportamento, como por exemplo, respeito com o próximo e responsabilidade com suas tarefas. Complementando a proposta os alunos tentam identificar porque ele(a) começou a praticar a modalidade, se sofreu alguma interferência  familiar, se sua participação está mais voltada para a proposta de lazer e interatividade que é o que propõe os organizadores do evento. Indo ao encontro do objetivo do evento, que é o participante se divirta.




ISSN 2179-1589

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