REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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Utilização de programa de simulação elaborado em planilha eletrônica

Wlamir Kmit, Alessandra Berbert Ferreira, José Magalhães Felipe, Cynthia Domusci

Resumo


A disciplina “Simulação de Projetos” tem o objetivo de proporcionar ao estudante da Engenharia da Produção uma compreensão das variáveis envolvidas num projeto em uma fábrica de produção em massa, numa visão holística, demonstrando relação de causa e efeito no que se refere à dependência entre os diversos departamentos produtivos e o mercado. Além disso busca desenvolver com os alunos uma abordagem conceitual e prática de pontos relativos à simulação, seus impactos e relevância a partir de enfoques voltados para sua administração.

Considerou-se a utilização de planilhas eletrônicas para elaboração de um modelo prático pelo alto índice de interatividade, ou seja, o aluno faz a inserção dos dados e imediatamente visualiza o resultado obtido.

Com esses pressupostos foi desenvolvido um programa em planilha eletrônica que é um modelo de uma indústria de fabricação de blocos (tijolos) de concreto onde a planilha básica inicial é composta por diversas planilhas conectadas umas às outras com dados internos e externos tais como: capacidade produtiva em termos de matérias-primas, mão-de-obra, máquinas, equipamentos, tecnologia, descrição dos processos, demanda, tributos, preços; salários, gastos gerais de fabricação, custos industriais, entre outros.

O aluno então é familiarizado com o programa e levado a compreender a situação inicial apresentada, utiliza a programação linear disponível na planilha eletrônica através da função SOLVER para otimizar a produção e maximizar o lucro, preenche a programação de produção com a quantidade encontrada, e obtém o resultado econômico, seja lucro ou prejuízo.

Após a compreensão do modelo fornecido na situação inicial introduz-se a primeira simulação: é estabelecida uma alteração no ambiente com a aquisição de uma máquina de fabricação de blocos com o dobro da capacidade de produção da máquina atual. Essa mudança visa aumentar a produção e a produtividade, e afeta o processo produtivo como um todo.

Os alunos são apresentados então à Teoria das Restrições que é a parte conceitual necessária para encontrar os gargalos de produção e a resolver os problemas oriundos dos mesmos.

A partir desse momento e as aulas passam a ser tratadas como estudo de caso onde os alunos são estimulados a participarem de reuniões gerenciais com o objetivo de localizar gargalos no processo produtivo e a contribuírem com sugestões a fim de ajustar o processo produtivo.

Após as sugestões a planilha é replicada e as alterações acordadas nas reuniões gerenciais são introduzidas no programa, que fornece o novo resultado. Com a análise dos novos dados em conjunto com a utilização a Teoria das Restrições os alunos identificam os gargalos no processo produtivo, utilizam a programação linear disponível na planilha eletrônica através da função SOLVER para otimizar a produção e maximizar o lucro.

Esse processo é repetido várias vezes para que o aluno obtenha uma percepção de causa e efeito que envolve os processos produtivos, e assim através dessa abordagem conceitual e prática de pontos relativos à simulação o aprendizado se consolida.




ISSN 2179-1589

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