REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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Administração Financeira: avaliação de investimentos com utilização de planilhas eletrônicas

Wlamir Kmit, Cynthia Domusci, Alessandra Berbert Ferreira, José Magalhães Felipe

Resumo


A disciplina “Administração Financeira” tem o objetivo de levar o aluno a conhecer o papel da administração financeira na empresa, como administrar o capital de giro, analisar as fontes de investimento e avaliar os projetos de investimentos.

Considerou-se que as planilhas eletrônicas tem seu uso disseminado em praticamente todas as organizações, e que seria uma ótima oportunidade para o aluno aprender a estruturar problemas financeiros no ambiente de planilhas eletrônicas, uma vez que a inserção de dados para obtenção de resultados requer a estrita observância das regras e normas da matemática financeira.

Considerou-se também que certos modelos de avaliação de investimentos são bastante complexos e demandam uso intensivo de calculadoras financeiras eletrônicas, e que as planilhas seriam uma opção mais eficiente do que as calculadoras, pois as calculadoras após a execução do cálculo e desligamento apagam e perdem a sequência de cálculos, mas as planilhas eletrônicas permitem que se gravem os arquivos e dessa maneira pode-se manter a memória de todos os cálculos realizados. Além disso pode-se duplicar a planilha e alterar as variáveis para obter novos resultados e compará-los com o exercício original.

Um dos conceitos muito importantes em avaliação de investimentos é o VPL (Valor Presente Líquido), sendo que nesse modelo de ensino optou-se por uma estruturação detalhada onde são inseridos na planilha os Fluxos de Caixa Econômicos juntamente com a Taxa Mínima de Atratividade, que é a taxa de juros anual que representa o mínimo que o investidor se propõe a ganhar e o máximo que a pessoa ou empresa se propõe a pagar quando busca um financiamento, num determinado lapso de tempo definido. Com essa estrutura todos os valores futuros são descapitalizados, isto é, convertidos para valor presente, sendo que com a soma dos retornos menos o capital investido obtém-se o Valor Presente Líquido, que, se positivo indica que o investimento é viável, e sendo negativo indica que o investidor não recuperará o valor investido no prazo definido no projeto proposto.

Após essa demonstração detalhada os alunos aprendem a utilizar a função VPL e obtém o mesmo resultado. Então são introduzidos os conceitos de depreciação e Imposto de Renda e o aluno percebe que para se obter os Fluxos de Caixa Econômicos são necessários conhecimentos contábeis, tributários e de custos, mas que são assimilados com mais facilidade em função da estruturação e organização dos dados para a obtenção das informações.

Todo esse esforço se traduz por um aumento da qualidade do ensino, visto que os alunos conseguem ficam menos preocupados com os cálculos que passam a ser automatizados na planilha e focam sua atenção nas informações obtidas que são base para tomada de decisões gerenciais. Com essa metodologia o tempo investido no ensino da organização e estruturação dos dados em planilhas tem um retorno com a agilidade e velocidade para resolução de problemas diversos.




ISSN 2179-1589

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