REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Medindo distâncias com unidades arbitrárias

Roberto Alves Nogueira, José Eustaquio Moura Oliveira, Marcelo Amianti

Resumo


Neste trabalho procuramos reforçar no estudante o conceito de uma unidade de medida. Para tanto solicitamos aos estudantes que meçam a distância da sala de aula até a biblioteca, simplesmente contando o número de passos necessários para percorrer tal distância por um caminho previamente estabelecido. Cada estudante é instruído a caminhar sozinho para evitar a sincronização de passos com algum colega que esteja a seu lado. Feita a caminhada os dados são tabulados e comparados e, como era de se esperar, aparece uma divergência entre os valores, já que cada indivíduo tem um tamanho de passo diferente. Nesse ponto chamamos a atenção dos estudantes para o fato de que o tamanho do passo não é uma boa unidade de medida pois depende da pessoa que caminhou. Vem daí a necessidade de se usar uma unidade padrão, que seja aceita por todos, para medir a distância. No SI (Sistema Internacional) a unidade de distância é o metro (m) e, por isso, solicitamos aos estudantes que meçam o tamanho dos seus passos usando uma régua ou uma trena. Depois desse procedimento, a medida obtida pelo número de passos de cada um pode ser convertida para uma unidade padrão, o metro, e chega-se a um resultado muito mais uniforme para a distância sala-biblioteca. Este é um trabalho muito fácil de ser realizado mas que pode dar ensejo e motivação a uma série de discussões sobre medidas e grandezas bem como uso de médias, conversão de valores, tabulação de dados experimentais, etc.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO