REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA

EMERSON NEIVA RODRIGUES

Resumo


A relação entre teoria e prática nos cursos de Educação Física, sofreram grandes mudanças nos últimos 20 anos, principalmente devido a alterações de demandas mercadológicas que levaram a criação dos cursos de Licenciatura e Bacharelado. O profissional atual não poderia mais somente saber com executar, mas também quando e porque executá-lo.

 

Segundo De Rose e Tricoli(2005), fundamentos são gestos básicos do jogo que podem se executados separados ou combinados com outros. A execução técnica dos fundamentos visa obter uma maior eficiência com um menor gasto energético pelo executante.

 

Essa atividade complementa a discussão teoria/prática da disciplina Basquetebol do curso de bacharel em Educação Física da UNIVERSO/BH. Os alunos do sexto período ao participarem dessa proposta tem a oportunidade de colocarem em prática toda a teoria vista.

O aluno deverá realizar o sorteio de um fundamento do basquetebol e apresentar toda base conceitual deste, descrevendo o gesto técnico sorteado e após terá 3(três) tentativas para executar o gesto com a técnica adequada, com isso objetiva-se fechar o ciclo teoria-prática com o aluno.

 

DE ROSE, Jr.D.; TRICOLI V. Basquetebol: conceitos e abordagens gerias. In: DE ROSE, Jr.D.; TRICOLI V (Org.). Basquetebol. Uma visão integrada entre ciência e prática. Barueri, SP: Manole, 2005. p. 1-14.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO