REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

OS MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INICIAÇÃO AO FUTEBOL.

Luis Filipe de Ávila Silva, Brenda Luiza do Carmo Santos, carlos henrique moreira

Resumo


A aprendizagem está ligada ao desenvolvimento da experiência de jogo, exigindo alternativas pedagógicas de acordo com a individualidade, a capacidade e a necessidade de cada indivíduo.

Partindo desse pressuposto, propõem-se com o presente estudo apontar os métodos de ensino-aprendizagem utilizados na iniciação ao futebol.

Foi realizada uma revisão integrativa apontando pontos positivos e negativos dos seguintes métodos citados no referencial teórico: analítico, global e situacional. Não só com o objetivo de apontar os métodos de ensino-aprendizagem, mas conjuntamente apontar o que cada um é capaz de proporcionar ao aluno-atleta no processo de ensino-aprendizagem do futebol.

Os artigos científicos utilizados neste estudo foram encontrados em pesquisa online na biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros - Scielo, qualificados entre A1 e B3 segundo QUALIS.

Por fim, dentre as referências revisadas, apontou-se que o método situacional se apresentou imprescindível para iniciação ao futebol, devido às grandes vantagens que o mesmo possui para a prática dos esportes coletivos. 


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO