REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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Elaboração de diagnóstico dos aspectos conflituosos vivenciados na atividade profissional desempenhada pelo discente.

Ricardo Coberio Lery Santos

Resumo


RESUMO

Os problemas fazem parte do cotidiano das empresas. Consequentemente, seus colaboradores podem ser tanto promotores como receptores dos mesmos. O presente trabalho, desenvolvido como pratica avaliativa junto aos alunos da disciplina Gestão Industrial I, matriculados em 2016, teve por objetivo possibilitar aos mesmos uma visão departamentalizada e integrada da empresa, nos aspectos administrativo e operacional. Portanto, seus problemas no cotidiano laboral foram explorados na busca de minimizar seus efeitos, muitas vezes comprometedores de seu desempenho junto o setor ao qual ele está vinculado na empresa. Para tanto, a partir dos conteúdos pertinentes a disciplina lecionada, foi realizado o diagnostico do setor ao qual esse aluno está vinculado. A partir de questões formuladas buscou-se identificar os conflitos e caracterizar a interdependência entre essas questões, demonstradas através da relação de “causa e efeito”. Para tanto, essa pratica avaliativa baseou-se em estudo de caso, através de pesquisa descritiva e qualitativa, onde cada grupo de alunos escolheu duas empresas entre seus componentes, buscando identificar as seguintes questões: A) Característica da empresa: de serviço ou manufatura, indicando Missão, Visão e Valores. B) Segmento de atuação da empresa e respectivos stackeholders (parceiros), pois eles podem ser promotores ou receptores de conflitos que comprometem o desempenho da empresa, do setor e, consequentemente, do colaborador, nesse caso, o aluno. C) Indicar sua função, setor e atribuições dentro da estrutura organizacional. d) Identificar e listar em sua atividade de trabalho os problemas que comprometem seu desempenho e da equipe. E) Listar os impactos negativos que esses problemas promovem no setor ao qual está vinculado e, consequentemente em seu desempenho. F) Associar os problemas identificados com os conteúdos abordados em sala de aula. Para tanto, os alunos devem consultar as notas de aula e referencia bibliográfica. G) Baseando-se na descrição dos “problemas”, associar qual(is) objetivo(s) estratégico(s) de desempenho está(ão) sendo comprometido(s). Ele(s) estará(ão) associado(s) aos impactos negativos citados anteriormente. H) A partir dessa constatação, proposta de sugestões, alinhadas com os conteúdos abordados, que possam promover melhorias aos impactos negativos identificados. Os resultados obtidos nessa pratica avaliativa indicaram uma serie de conflitos que comprometem os resultados propostos pela empresa. Percebe-se o distanciamento dos objetivos estratégicos de desempenho, vinculados a aspectos administrativos e operacionais, vitais para alcançar aos conceitos estabelecidos na descrição da missão e valores da empresa, comprometendo sua visão. Entre esses conflitos, associados ao perfil da empresa, se de serviço ou manufatura, foram identificados aspectos referentes a programação da produção, padronização de insumos e processos, atribuições e qualificação da mão de obra, marketing, entre outros, e respectivo impacto financeiro. Dessa forma, promoveu-se a reflexão dos alunos no tocante a proposta da disciplina e sua interdisciplinaridade junto aquelas lecionadas no período.


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ISSN 2179-1589

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