REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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A prática pedagógica dos professores de Educação Física.

Felipe Silvestre Dos Santos, Érica Dias de Souza Borher

Resumo


O papel do professor está muito além da simples transmissão de informações. Este deve ser ativo dentro da escola. Cabe ao educador tomar posição, que, diga-se de passagem, não pode ser de neutralidade. Talvez essa neutralidade tenha sido criada ou simplesmente transformada em algo comum devido às dificuldades encontradas pelos professores ao tentarem realizar o seu trabalho. OBJETIVOS: Este estudo objetivou verificar as dificuldades que cerceiam a prática pedagógica dos professores de Educação Física nas escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, da regional Barreiro como também identificar as ações pedagógicas utilizadas pelos professores para lidar com as dificuldades. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. A amostra foi constituída por 17 professores de Educação Física de 17 escolas da Rede Municipal de Educação da Regional Barreiro da cidade de Belo Horizonte - MG, selecionadas intencionalmente com base na presença do 3° ciclo de educação nestas escolas. O instrumento para coleta de dados foi um questionário semiestruturado adaptado do estudo de Reppold Filho (1988). RESULTADOS: Verificou-se que as dificuldades enfrentadas pelos professores são a nível: Estrutural, Local de Trabalho, Formação Profissional e Didático Pedagógico. CONCLUSÃO: As dificuldades apareceram com maior frequência no nível Local de Trabalho, o que mostra e ao mesmo tempo sugere uma mudança no ambiente escolar. 


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ISSN 2179-1589

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