REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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A relação de gênero no futebol escolar.

Fabiane França De Aguiar, Érica Dias de Souza Borher

Resumo


São inúmeros os conflitos e as dificuldades dos educadores no enfrentamento das questões de gênero presentes na cultura escolar, especialmente nas aulas de educação física, pois se trata de valores e normas culturais que se transformam muito lentamente.  OBJETIVOS: O presente estudo teve como objetivo analisar os preconceitos relacionados as questões de gênero na prática do futebol feminino no ambiente escolar durante as aulas de Educação Física, verificar as  expectativas das alunas pela prática mista e identificar as dificuldades dos educadores “professores de Educação Física” em elaborar aulas de futebol para turmas mistas. MÉTODO: O estudo foi realizado em 1 escola do Ensino Fundamental da rede Estadual de Ibirité – MG. A população estudada constituiu-se de alunas cursantes da 8ª série de cinco turmas e os professores de Educação Física do Ensino Fundamental no ano de 2010. Foram escolhidas 6 alunas aleatoriamente de cada sala, totalizando 30 alunas e 3 professores de Educação Física de ambos os sexos, totalizando 33 participantes da pesquisa. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada com 5 questões para as alunas e 4 questões para os professores e foram analisados através da estatística descritiva. RESULTADOS: O resultado demonstra que a maior parte das participantes, 77% já passou por algum tipo de experiência com o futebol/futsal nas aulas de Educação Física escolar. Pode se constatar que a maior parte das meninas 87% da 8ª serie praticam futebol/futsal de forma mista, porem podemos concluir que 80% das alunas sofrem algum tipo de preconceito quando praticam o futebol/futsal na escola. o nome mais citado é Maria - homem com 40%. As 57% das alunas preferem vivenciar o futebol/futsal, de forma mista para realmente se aprender a jogar como os meninos com 59% das respostas.Com relação aos professores 67% não modificam as regras do futebol para inserir as meninas nos jogos mistos,mas  as maiores dificuldades dos professores em aplicar o futebol misto nas aulas de Educação Física é a falta de aceitação por parte dos meninos, quando praticam o futebol/futsal misto e a falta de habilidade das meninas com 40% das respostas,para os 100% dos professores entrevistados trabalhar o futebol/futsal misto é uma forma de quebrar o preconceito de gênero e contribuir para formação do cidadão com mais tolerância. CONCLUSÃO: Conclui-se que o futebol/futsal passou a fazer parte do contexto escolar e tem sido vivenciado de forma mista, porém os preconceitos ainda estão presentes durante as aulas de Educação Física. As maiores dificuldades encontradas pelos  “professores de Educação Física”  em elaborar e aplicar aulas de futebol/futsal  para turmas mistas é a falta de habilidade das meninas e a falta de aceitação por parte dos meninos das meninas nas aulas de futebol/futsal misto.


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ISSN 2179-1589

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