REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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A CONTRIBUIÇÃO DO BASQUETE NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA.

AÍDA LINHARES BARBOZA

Resumo


A CONTRIBUIÇÃO DO BASQUETE NO DESENVOLVIMENTO

MOTOR DA CRIANÇA.

 

Rainer Alberto Neves de Paula[1]

Lúcio Antônio Gomes Peichim¹

Paola Gonçalves de Almeida Quintão2

Aída Linhares Barboza3

 

 

O esporte a cada dia tem ocupado um espaço em nosso cotidiano, como um todo vem se tornando uma necessidade individual e até social, uma extensão das atividades do homem. O esporte tem sido um caminho para preparar a criança para o jogo da vida, um momento de lazer, de educação e porque não dizer um tempo de saúde. Nesse aspecto e com a vantagem de ser uma prática que pode ocorrer em qualquer lugar, com qualquer tempo o Basquete vem conquistando rapidamente seu espaço entre as práticas esportivas vivenciadas hoje pelas crianças.

Nesse cenário, o Basquetebol vem evoluindo e se desenvolvendo ao longo dos tempos, tornando-se um esporte com potencial de utilização e desenvolvimento de habilidades motoras simples e complexas, através da combinação de movimentos que podem auxiliar o praticante  no contexto do jogo, mas, sobretudo fora dele, por se tornar capaz de desenvolver uma resposta eficaz e soluções práticas a situações motoras no campo desportivo e no cotidiano (DE ROSE JÚNIOR e TRÍCOLI, 2005)

A pratica do Basquete com crianças exige a compreensão dos profissionais que as orientam, para a compreensão de que iniciar no esporte não é o mesmo que iniciar precocemente o treinamento e a competição. Praticar esportes na infância se constitui numa preposição, não apenas para desenvolvimento ideal, como também para a criação de condições para o rendimento de alto nível e mesmo para uma vida ativa e saudável.

Porém antes de introduzir o ensino técnico dos fundamentos do Basquetebol é necessário trabalhar as habilidades motoras básicas que conduzem ao esporte, com a finalidade de preparar seu praticantes para um desenvolvimento produtivo de suas habilidades, pois está se configura como a forma progressiva de se ensinar todos os elementos fundamentais para se alcançar o melhor domínio da técnica propriamente dita.

No Basquete o desenvolvimento das habilidades motoras deve respeitar o desenvolvimento da criança, na intenção de fundamentar e não de transformar a prática do Basquetebol numa experiência frustrante, lembrando que a criança nunca pode ser encarada como um pequeno adulto, pois as ambições e as razões delas costumam ser diferentes, como jogar, brincar, se divertir, competir e etc., não tendo muitas noções de equipe, capacidade para interagir com os outros colegas, de buscar um objetivo comum, de vencer ou entender uma estratégia.

Sem dúvidas, para que este desenvolvimento se realize de forma ampla ele envolve outras habilidades tanto cognitivas como sociais e afetivas. Para que o desenvolvimento infantil se concretize a iniciação ao esporte se mostra de extrema relevância. Deve-se ter em mente a relação da sistematização dos conhecimentos no desenvolvimento de habilidades desportivas, interação social e apreensão de regras e significados através dos jogos coletivos, como o basquetebol. 

            Assim, o ensino do basquetebol não pode ser um fim em si mesmo, mas deve fazer parte de um processo de aprendizagem e desenvolvimento que levam a criança a explorar e compreender o mundo a sua volta, ao conhecimento e compreensão dos limites do corpo, das habilidades sociais, desportivas e cognitivas desde os primeiros anos de vida. Sendo a iniciação esportiva na modalidade estudada uma ferramenta fundamental dessa apreensão de mundo e do desenvolvimento motor completo da criança.

 

Referência

DE ROSE JUNIOR, D; TRÍCOLI, V. Basquetebol: conceitos e abordagens gerais. In: Basquetebol: uma visão integrada entre ciência e prática. Barueri: Manole, 2005

 


[1] Graduandos em Educação Física – Bacharel na Universidade Salgado de Oliveira-Universo

2Professora da UNIVERSO/BH – Orientadora da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso

3Professora da UNIVERSO/BH – Co-orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso 




ISSN 2179-1589

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