REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 3 (2018)

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JÚRI SIMULADO- TURMA M1- 1 período: O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA

Liciane Faria Traverso Gonçalves

Resumo


Os alunos ingressantes no curso de direito, turma M1, realizaram um Júri Simulado na disciplina de Introdução ao Direito. Para tanto, a professora ensinou-lhes as noções básicas de direito penal e de direito processual penal do direito positivo brasileiro para que o alunos pudessem ter subsídios jurídicos para o desenvolvimento deste trabalho simulado. Foi solicitado que os conhecimentos teóricos da disciplina fossem utilizados pelos alunos nas argumentações e fundamentações de suas respectivas teses. Ressalta-se, também, que a turma fora dividida em dois grandes grupos e em um terceiro grupo, um pouco menor, para compor o juiz, escrivão e jurados. Foram feitos convites e 2 (duas) pessoas da comunidade externa à Universo puderam compor o júri e julgar, por meio dos votos dos quesitos, a simulação. Cada grupo ficou responsável em simular o julgamento do homicídio da obra em tela. Os grupos desenvolveram seus respectivos roteiros e distribuíram os papéis aos integrantes, bem como explanaram as linhas de acusação e/ou defesa, por meio de pesquisas de campo, entrevistas com profissionais da área, além dos aportes teóricos das disciplinas envolvidas. Discutiram inúmeras vezes as possibilidades das teses que iriam utilizar na simulação e, com isso, a argumentação jurídica e o raciocínio jurídico, indispensáveis ao operador do direito, foi contundentemente praticado. Por fim, desenvolveram a capacidade de apreensão, transmissão crítica e produção criativa do Direito, aliada ao raciocínio lógico; despertaram para a necessidade de permanente atualização e busca pelo conhecimento para a formação diferenciada e atuação não só simulada, como este trabalho, mas, sobretudo, para a atuação na realidade de um jurista.

 




ISSN 2179-1589

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