REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 3 (2018)

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1º. CAMPEONATO DE ROBÓTICA DA UNIVERSO – UNIBOT

Agnaldo Lopes Martins, Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães, André Luiz Moura Júnior

Resumo


No 1º semestre de 2018 ocorreu o 1º. Campeonato de Robótica da Universo – UNIBOT e foi uma iniciativa do curso de Sistemas de Informação da Universidade Salgado de Oliveira que envolveu todo o corpo docente e discente do curso, e o projeto foi pensado com o objetivo de proporcionar aos participantes integração por meio do conhecimento multidisciplinar e da prática do trabalho em equipe. Foi baseado na teoria de Seymour Papert que vê o aluno como construtor de seu conhecimento por meio de descobertas, mas no caso do construcionismo o processo de aprendizagem ocorre por meio da realização de uma ação concreta, que resulta em um produto palpável. A abordagem da Robótica Educacional aplicada na atividade é uma ação pedagógica que utiliza a aprendizagem de conceitos científicos por parte dos alunos através da interação com um robô de maneira colaborativa. A robótica possibilita o desenvolvimento de diferentes habilidades, como o trabalho colaborativo, o raciocínio lógico e a criatividade. O projeto foi desenvolvido circundado por uma competição de robôs autônomos seguidores de linha, construídos pelos estudantes participantes do “torneio”, cujo objetivo foi proporcionar a estes a oportunidade de integrar conhecimentos adquiridos em sala de aula com o desenvolvimento prático. Os estudantes foram divididos em equipes de 3(três) integrantes e desenvolveram seus protótipos ao longo do semestre culminando em uma competição ocorrida em maio/2018. Na etapa de desenvolvimento dos protótipos as equipes tiveram dois encontros de orientações com os discentes e depois conforme demandas houveram atividades aos sábados. A pista onde os robôs de linha seriam avaliados foi montada com um mês de antecedência a competição permitindo os testes necessários e adequações aos projetos. Na última etapa foi o ápice do projeto através de uma competição. O processo da competição foi um evento que foi estruturado da seguinte maneira: no primeiro momento foi reservado para o check-in das equipes, para testes dos robôs e para a realização da primeira bateria classificatória (Q1) e da segunda bateria classificatória (Q2). Cada qualificação conteve várias batalhas. Em cada batalha 2 equipes, por sorteio, competiam. A equipe campeã na batalha recebia 2 pontos. E o segundo colocado 1 ponto. Caso o robô não conseguisse concluir a volta, a equipe não pontuava. Após o final das etapas de Qualify, o total de pontos foi computado. Em outro momento, os primeiros veículos (metade dos inscritos) disputaram as quartas de finais onde o primeiro disputou com o oitavo (por exemplo), o segundo com o sétimo, o terceiro com o sexto, e o quarto com o quito em um processo de mata-mata até que reste apenas um único robô. Durante todo o processo da competição ocorreu um grande envolvimento e foram percebidas ações de integralização de conhecimentos, colaboração, cooperação. Desde a concepção do robô até sua finalização, observamos o despertar do interesse dos alunos, juntamente com um aumento natural da motivação, tanto do grupo quanto dos docentes envolvidos. A expectativa foi superada em muito diante do retorno, o que gerou uma demanda e novas sugestões para o próximo evento.




ISSN 2179-1589

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