Letramento acadêmico de Direito Civil
Resumo
RELATÓRIO DE ATIVIDADE ACADÊMICA
( ) PESQUISA ( x ) ENSINO ( ) EXTENSÃO
1. IDENTIFICAÇÃO
- Nome da atividade: Letramento acadêmico de Civil III – N1.
- Carga horária da atividade: 3 horas/aula.
- Data / Período de realização: 6 de abril de 2018.
- Local: Universo BH.
- Professor responsável: Jamine Bedram.
- Disciplina (s) envolvida (s): Direito Civil III.
- Público Alvo: Alunos do 5º período do Curso de Direito, N1.
- Parcerias: x
- Contribuição dos parceiros: x
- Área Temática do curso:
(x) Educação ( ) Direitos Humanos ( ) Pluralidade Cultural ( ) Tecnologia
(x) Cultura ( ) Saúde ( ) Ética
( ) Meio ambiente ( ) Trabalho ( ) Comunicação
2. OBJETIVOS: Implementar uma forma de aprendizagem ativa, em que o aluno é protagonista de seus próprios conhecimentos. Levar o aluno a pensar sobre assuntos socialmente relevantes, que abrangem direitos fundamentais constitucionais, dignidade humana e direitos fundamentais.
3. JUSTIFICATIVA: Esta atividade justifica-se por proporcionar ao aluno a oportunidade de tomar um papel ativo em sua aprendizagem, através do Letramento Acadêmico que consiste em adaptar o aluno do ensino superior a novas modalidades de saber, compreender e interpretar o conhecimento, de forma em que ocorra um (re)aprendizado das formas de leitura, sintetização do conteúdo lido e redação do aluno universitário, contribuindo-se assim para o desenvolvimento integral do mesmo.
4. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS: Habilidade na leitura de textos técnicos, doutrinas e artigos específicos da disciplina, capacidade de interpretação do texto lido e análise crítica do seu conteúdo jurídico, habilidade na escrita, sintetizando e explorando conhecimentos.
5. METODOLOGIA: O Letramento Acadêmico é um método de aprendizagem que coloca o aluno em contato com a leitura e promove o desenvolvimento da escrita técnica jurídica, da capacidade de interpretação de texto e análise de livros técnicos.
Os alunos foram levados para a biblioteca e sentaram em pequenos grupos.
Os livros a serem lidos foram previamente separados pelos funcionários da biblioteca, tendo em vista o aviso prévio da professora acerca da atividade a ser desenvolvida naquele ambiente.
Os alunos pegaram os livros e foi entregue, pela professora, algumas questões a serem respondidas pelos alunos, com base na leitura dos textos, para orientar a leitura.
As dúvidas que surgiram das leituras, foram sanadas pela professora durante a atividade, assim como a orientação com relação à escrita e à elaboração de sentenças técnicas jurídicas.