REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 3 (2018)

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Letramento acadêmico de Direito Civil

Jamine Gonçalves Bedram

Resumo


RELATÓRIO DE ATIVIDADE ACADÊMICA

(  ) PESQUISA         ( x ) ENSINO            (  ) EXTENSÃO

 

 

1. IDENTIFICAÇÃO

  • Nome da atividade: Letramento acadêmico de Civil III – N1.
  • Carga horária da atividade: 3 horas/aula.
  • Data / Período de realização: 6 de abril de 2018.
  • Local: Universo BH.
  • Professor responsável: Jamine Bedram.
  • Disciplina (s) envolvida (s): Direito Civil III.
  • Público Alvo: Alunos do 5º período do Curso de Direito, N1.
  • Parcerias: x
  • Contribuição dos parceiros: x
  • Área Temática do curso:

 

(x) Educação                       ( ) Direitos Humanos          ( ) Pluralidade Cultural      ( ) Tecnologia

(x) Cultura                 ( ) Saúde                              ( ) Ética

( ) Meio ambiente    ( ) Trabalho                           ( ) Comunicação

 

2. OBJETIVOS: Implementar uma forma de aprendizagem ativa, em que o aluno é protagonista de seus próprios conhecimentos. Levar o aluno a pensar sobre assuntos socialmente relevantes, que abrangem direitos fundamentais constitucionais, dignidade humana e direitos fundamentais.

 

3. JUSTIFICATIVA: Esta atividade justifica-se por proporcionar ao aluno a oportunidade de tomar um papel ativo em sua aprendizagem, através do Letramento Acadêmico que consiste em adaptar o aluno do ensino superior a novas modalidades de saber, compreender e interpretar o conhecimento, de forma em que ocorra um (re)aprendizado das formas de leitura, sintetização do conteúdo lido e redação do aluno universitário, contribuindo-se assim para o desenvolvimento integral do mesmo.

 

4. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS: Habilidade na leitura de textos técnicos, doutrinas e artigos específicos da disciplina, capacidade de interpretação do texto lido e análise crítica do seu conteúdo jurídico, habilidade na escrita, sintetizando e explorando conhecimentos.

 

5. METODOLOGIA: O Letramento Acadêmico é um método de aprendizagem que coloca o aluno em contato com a leitura e promove o desenvolvimento da escrita técnica jurídica, da capacidade de interpretação de texto e análise de livros técnicos.

Os alunos foram levados para a biblioteca e sentaram em pequenos grupos.

Os livros a serem lidos foram previamente separados pelos funcionários da biblioteca, tendo em vista o aviso prévio da professora acerca da atividade a ser desenvolvida naquele ambiente.

Os alunos pegaram os livros e foi entregue, pela professora, algumas questões a serem respondidas pelos alunos, com base na leitura dos textos, para orientar a leitura.

As dúvidas que surgiram das leituras, foram sanadas pela professora durante a atividade, assim como a orientação com relação à escrita e à elaboração de sentenças técnicas jurídicas.




ISSN 2179-1589

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