REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 3 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Oficina de Geogebra na IV ECOEX

Diego Cézar M. Mendonça, Constantino Veríssimo dos Santos Filho

Resumo


O objetivo deste trabalho é a elaboração de um minicurso cuja finalidade fosse a apresentação dos comandos básicos do software livre Geogebra e exemplos simples de sua utilização na IV ECOEX, que ocorreu dentro do evento Universo em Expansão no semestre 2018/1. O motivo da escolha do tema desse minicurso se fez pela experiência bem sucedida na III ECOEX de 2017/1 e em função da abrangência e contribuição que este software possui sobre as disciplinas que os professores ministram: Cálculo Diferencial e Integral I e II, Geometria Analítica, Álgebra Linear e Matemática Básica. Dentre as contribuições do Geogebra nestas disciplinas tem-se: o seu aspecto interativo com o usuário; ser detentor de funções diretamente relacionadas com as disciplinas; construção de gráficos; dentre outras. Esses aspectos em muito contribuem no processo ensino-aprendizagem dos estudantes por possibilitar a simulação dos conceitos adquiridos num ambiente cuja resposta é instantânea e que possibilita a percepção espacial e gráfica. O minicurso do Geogebra foi idealizado pelos professores e realizado pelo grupo de alunos integrantes do Projeto de Iniciação Científica “Utilização do Geogebra como ferramenta no processo ensino-aprendizagem de matemática e física no ensino público de Belo Horizonte – Rede Estadual”, cuja função foi o de participação no planejamento, criação de apostilas de conteúdo e atividades que seriam utilizadas durante o minicurso. O curso foi ministrado nos Laboratórios de Informática da Universidade Salgado de Oliveira – Universo BH que já dispõem de máquinas com o software instalado, durante dois dias do evento, além de apoio audiovisual (Datashow – providenciado pela Universo e pelos integrantes do grupo de IC). O minicurso foi um sucesso entre os participantes do evento e acima de tudo uma boa oportunidade para que os alunos que ministraram se apropriassem dos pressupostos que envolvem um encontro acadêmico, ganhando experiência valiosa para a criação de apresentações e oficinas futuras.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO