REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 3 (2018)

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CORRESPONDÊNCIAS OFICIAIS: PARECER TÉCNICO DE ENFERMAGEM, CIRCULAR, MEMORANDO E OFÍCIOS

EVA ZAN PEREIRA, Liliane Coelho, Alessandro Monsef

Resumo


A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde do ser humano e está presente em todas as etapas da vida. Encontra-se inserida desde o cuidado do usuário submetido a procedimentos diagnósticos e tratamentos como na direção de diversos serviços existentes. Considerando a figura do enfermeiro gerente no espaço organizacional, destaca-se a importância da comunicação na atuação desse profissional, principalmente no que se refere ao processo de liderança e coordenação de atividades na equipe de saúde. Desta forma para um domínio da gestão de sua unidade e equipe cabe a esse profissional o conhecimento teórico/pratico de toda rotina e da documentação oficial utilizada como ferramenta de comunicação. O trabalho em questão visa descrever as principais formas de correspondências e documentações oficiais usadas na administração e suas funções. Demonstrando a importância do conhecimento e da aplicação das mesmas. Foi realizado estudo descritivo com elaboração de modelo pratico para entendimento. Elaborado parecer técnico, circular, memorando e oficio com demandas e personagens fictícios. Cada documento com suas especificidades e seu papel informativo viabilizariam o trabalho do enfermeiro para com sua equipe além de demais profissionais envolvidos. Entendemos que tais documentações devem ser de conhecimento de todo profissional enfermeiro garantindo assim a aplicação correta no momento oportuno que lhe sobrevier. Sendo todas padronizadas de forma a facilitar a consulta, a leitura e o acesso à informação, seja no âmbito individual ou coletivo além de refletir a unidade e integração entre órgãos e entidades que compõem a administração/órgão.



ISSN 2179-1589

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