REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 3 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Quadro de Avisos: Gestão à Vista

EVA ZAN PEREIRA, Edwiges Maria Herculano, Gutemberg Oliveira Araújo, Vanessa Ribeiro Silva

Resumo


A gerência é uma importante dimensão da atuação profissional do enfermeiro e requer a busca contínua pelo desenvolvimento de competências, conhecimentos, habilidades e aptidões para desenvolver as atividades gerenciais de modo proativo, eficiente e eficaz, tendo em vista a qualidade do cuidado prestado aos usuários do sistema de saúde (Santos et. al. 2013). Dentre essas competências, destaca-se a comunicação, pois, o enfermeiro exerce, cada vez mais, o papel de gestor de pessoas, equipes e processos direta e/ou indiretamente relacionados ao cuidado. Este cargo envolve a avaliação e implementação de mudanças organizacionais e coordenação, bem como a supervisão e articulação das atividades realizadas por diferentes profissionais no contexto hospitalar (Manenti et. al. 2015). A gestão à vista pode ser definida como uma maneira de comunicação que é percebida por qualquer trabalhador de uma determinada área, qualquer pessoa que passe por esta área e para qualquer um que consiga visualizá-la. É aquela comunicação que é disponibilizada em uma linguagem acessível para todos que a veem, trazendo melhorias à cultura no ambiente de trabalho, por meio do compartilhamento de informações. A implantação da ferramenta visual proporciona uma mudança cultural na organização, facilitando a visualização de eventualidades nos processos e auxiliando na tomada de decisões. Todos observavam as metas, ficam comprometidos com o processo e se preocupam em como as informações circulam dentro da empresa (Oliveira et. al 2015). O presente trabalho teve como objetivo de realizar um levantamento da literatura científica atinente às temáticas de gestão à vista e gerencia de enfermagem. Esta pesquisa foi desenvolvida através de material bibliográfico obtido de bases de dados como BVS e CIELO, com artigos de publicação a partir do ano de 2013. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o quadro de avisos é útil tanto para as pequenas empresas, mas principalmente, para as grandes, nas quais a comunicação individual acaba sendo muito mais difícil. Um quadro de aviso é sinal de organização em uma empresa. Bem estruturado pode ser um excelente instrumento para manter a informação em dia, tanto na questão de uma comunicação eficaz, quanto para colocar lembretes importantes para cotidiano. O quadro de aviso é uma opção de baixo custo e pode ser encontrado em diversos modelos próprios para cada tipo de local e necessidade.



ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO