REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 3 (2018)

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Gerenciamento de projetos: a gestão do suprimento

Paulo Roberto Agrizzi Nacaratti, Eliel Soares da Silva, Giovanni Michael Marques Barbosa, Júnia Marize Pereira dos Santos Durães, Marcos Adriano da Costga

Resumo


A gestão do suprimento é responsável pela obtenção dos recursos como: equipamentos, materiais processados, serviços, softwares ou uma combinação desses elementos. Quando se trata de serviços, inclui a contratação de serviços de pessoas, inclusive as que integrarão a equipe de projeto.

Processos que compõem a gestão do suprimento: planejamento da gestão do suprimento, planejamento das solicitações, solicitações e recebimento de propostas, seleção de fornecedores, administração de contratos, encerramento de contratos.

O processo de planejamento da gestão do suprimento tem por finalidade pesquisar quais as necessidades que serão melhores atendidas por fontes externas ao projeto. Deve identificar o que obter e indicar com precisão a quantidade, modalidade, onde e quando para cada um dos itens.

O plano de gestão de suprimento é uma das saídas desse processo. Este plano determina as condições de suprimento: o que e em que quantidade adquirir, quando, onde e como.

Planejamento das solicitações é o processo que prepara a documentação necessária ao processo de solicitações. Existem diversas formas padronizadas e variam desde um típico contrato até modelos de convites.

O processo de solicitações e recebimento de propostas tem como objetivo obter propostas de fornecedores. Muitas organizações mantêm uma relação de fornecedores. Divulgação para o recebimento das propostas pode ser feita de várias maneiras dependendo das circunstâncias.

O resultado deste processo são as propostas apresentadas pelos candidatos a fornecedores, e que devem observar uma série de condições e exigências estabelecidas pela organização.

O processo de seleção de fornecedores executa análise e avaliação de propostas conforme critérios preestabelecidos e formaliza a seleção mediante contratos. O resultado é o contrato, isto é, os documentos legais em que as partes estabelecem os compromissos.

A administração de contratos é o processo que controla contratos para garantir que sejam cumpridos. Em grande parte gerencia a interface entre as partes, controla as modificações e no balanço fornecimento/ pagamento.

O encerramento de contratos é o processo que verifica o cumprimento de todos os itens estabelecidos e registra o fim dos compromissos entre as partes.




ISSN 2179-1589

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