REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 3 (2018)

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Gerenciamento de projetos: a gestão da qualidade

Paulo Roberto Agrizzi Nacaratti, Anderson Barcellos Cotta, Higor Ramos Barvosa, Maíra Rancati Berbari, Paloma Guedes Dominick Neves

Resumo


A gestão da qualidade visa assegurar a satisfação dos requisitos planejados para o projeto e abrange todas as atividades gerenciais que determinem a política, os objetivos e as responsabilidades.  Os conhecimentos e habilitações específicos, sobretudo das normas da família ISO 9000, são fatores importantes para uma gestão eficiente.

O Processo da gestão da qualidade é composto de: planejamento da qualidade, garantia da qualidade e controle da qualidade.

O processo de planejamento da qualidade tem por objetivo preparar o plano da gestão da qualidade e sua integração ao plano do projeto. O processo deve considerar os seguintes fatores organizacionais: a política da qualidade, um sistema de gestão da qualidade e um manual da qualidade. Esses fatores devem observar rigorosamente normas NBR ISO 9000. Em consequência das variações existentes entre as organizações, são consideradas tarefas complexas.

A política da qualidade é a política geral da organização. É o documento que define as intenções e diretrizes gerais expressas pela alta administração.

Um sistema de gestão da qualidade orienta a implantação e condução política, dos meios administrativos, humanos e materiais. Esse sistema deve satisfazer as necessidades gerenciais.

Um manual da qualidade detalha o sistema de gestão da qualidade. Deve descrever os termos da política e do sistema de gestão.

O plano da gestão da qualidade é a principal saída do processo. É um documento que estabelece como será adotada a política da qualidade.

O processo de garantia da qualidade é composto por atividades planejadas necessárias para oferecer confiança para atingir os requisitos definidos. Objetiva melhorar a qualidade como consequência do esforço realizado para ultrapassar padrões anteriores entre outros aspectos e isto reflete na eficácia e eficiência do projeto.

O processo de controle da qualidade enfatiza o atendimento dos requisitos de qualidade. Deve empregar técnicas e executar atividades para monitorar o andamento do projeto e priorizar ações preventivas. A melhoria da qualidade e as decisões de aceitação ou de retrabalho nos casos de não conformidade são as saídas do processo.




ISSN 2179-1589

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