REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 3 (2018)

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PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA:FALANDO SOBRE A GRIPE ATRAVÉS DE INTERVENÇÃO ACADÊMICA EM ESCOLA PÚBLICA

Maria Pacheco Pena, Alice Tamara Gonçalves Antunes, Ana Pires de Araújo, Ana lígia Johansen Barbosa, Eder Wilson Silva, Ingrid Tatiane Vieira Reis, Larissa Bruna Cunha Nunes, Yasmim Rodrigues Lemos, Crislaine de Souza Rodrigues

Resumo


O presente trabalho foi desenvolvido durante a execução de atividades práticasda Disciplina Vivências em Enfermagem II, em uma Unidade Básica de Saúde daprefeitura de Belo Horizonte, atendendo os princípios do PSE( programa deSaúde na Escola).A atividade acadêmica está vinculada ao processo dedesenvolvimento de habilidades e competências voltadas para tomadas dedecisão sob evidências científicas e pensamento reflexivo sobre assistência egestão em saúde.A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro daeducação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimentode relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral.O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, referenciando aos profissionais de saúde da UBS, coresponsabilidade no desenvolvimento de ações educativas junto ao público escolar.O estágio supervisionado,para formação do enfermeiro, prevê no espaço escolar,uma oportunidade de atuação, e assim, desde o ensino clínico, oacadêmico de forma supervisionada e orientada, é encaminhado e incentivado aaplicar seu conhecimento para promover a saúde da população individual ecoletiva, em todas as fases do desenvolvimento humano.De forma integrada àformação, os gestores da UBS e da escola podem sugerir temas a seremdesenvolvidos e para esse trabalho foi solicitado a intervenção dos acadêmicospara realizar uma ação que orientasse os alunos sobre riscos associados a gripee as medidas preventivas.OBJETIVO Apresentar o processo de planejamento edesenvolvimento de uma ação de educação para saúde integrado ao Programade Saúde na Escola e de competência do profissional enfermeiro.METODOLOGIA: Foi utilizado a metodologia da PBL(problematização) e o percurso do Arco de Manguerez para condução das ações sob a lógica da observação da realidade, identificação de pontos chaves, teorização, hipótese de solução e aplicação à realidade.RESULTADO: A partir da problematização de uma realidade, destacou-se a preocupação de como seria mais viável garantir uma integração com o público infantil ao se abordar o tema gripe e medidas de prevenção, como tornar esse tema significativo, fazendo com que os mesmos ficassem atentos e se sentissem parte integrante do processo.Assim,elencado às informações dialogadas sobre a gripe e as medidas de prevenção em forma de histórias, foram realizadas atividades lúdicas que envolveram as crianças: jogos e uma forma interessante de valorizar a lavagem das mãos através de uma caixamágica.Houve grande interesse pelo temas, as crianças participaram ativamentee funcionários da escola se envolveram e manifestaram através de depoimentos a satisfação com o modelo de intervenção.CONSIDERAÇÕES:O acadêmico devese estimulado desde a formação a desenvolver ações de promoção da saúde eprevenção de doenças e concomitante buscar modelos e objetos de aprendizadoque se adéqüem a cada situação e público, promovendo uma participação daclientela em suas ações.O enfermeiro é um profissional diretamente voltado paraações educativas e sendo necessário utilizar de conhecimentos pedagógicos naexecução dessas ações.A satisfação da clientela com ações de qualidadefortalece o vínculo de confiança da população com o profissional de saúde.



ISSN 2179-1589

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