REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 3 (2018)

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GESTÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS ATRAVÉS DE INTERVENÇÃO ACADÊMICA EM UMA UBS DA PBH

Maria Pacheco Pena, Maria Thereza Patrocínio Silva, Victor De Souza Lopes, Aline Borges Moreira

Resumo


Enquanto atribuições técnicas do profissional enfermeiro, destaca-se a gestão deprocessos, sejam assistenciais ou gerenciais.Nos processos gerenciais pode-seconsiderar relevante a liderança relacional e operacional, assim como a capacidade de organização(É a forma como se dispõe um sistema para atingir osresultados pretendidos e com eficácia) e a administração(A administração ougestão, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas).Nas instituições de saúde faz-se necessário uma atenção maior para sua organização, por serem locais que em algum,as situações pode-se ter uma demanda variável, com alteração na rotina do atendimento e demandas necessárias.Esse fato exige um reforço maior nocontrole de entrada e saída dos materiais utilizados,assim como planejamento,comando e controle para com os setores, para que haja a organização dosmateriais, patrimônios e finanças.O presente trabalho foi desenvolvido durante aexecução de atividades práticas da Disciplina Vivências em Enfermagem II, emuma Unidade Básica de Saúde da prefeitura de Belo Horizonte.A atividadeacadêmica está vinculada ao processo de desenvolvimento de habilidades ecompetências voltadas para tomadas de decisão sob evidências científicas epensamento reflexivo sobre assistência e gestão em saúde, ao se desenvolveruma intervenção acadêmica de governabilidade do profissional enfermeiro.Asações intervencionistas foram desencadeadas pela observação e comprovaçãode espaço terapêutico desorganizado, requerendo uma intervenção sob lógica dagestão.O setor foi avaliado pelos acadêmicos de enfermagem e com apoiotécnico da preceptoria de estágio foram planejadas mudanças para readequaçãodo espaço.Para delinear melhor a ação e suas contribuições foram realizadosregistros fotográficos do referido espaço assistencial. OBJETIVO Apresentar oPlanejamento e execução de uma intervenção acadêmica em uma UBS sob alógica da gestão que pretendia: Promover a organização de materiais e adisposição de recipientes, para melhorar o acesso e manejo dos mesmos,reduzindo desperdício, perda de tempo e risco de contaminação: gestão deprocessos.Mostrar aos profissionais da equipe de enfermagem as possibilidadese formas de se ter um setor organizado, facilitando o trabalho individual e emequipe, de maneira fácil, com baixo custo e num curto tempo: conscientizaçãodo papel da equipe.METODOLOGIA: Foi utilizado a metodologia da PBL(problematização) e o percurso do Arco de Manguerez para condução dasações sob a lógica da observação da realidade, identificação de pontos chaves,teorização, hipótese de solução e aplicação à realidade.Uitlizou-se também apesquisa ação e roda de conversa com a equipe de enfermagem envolvida.RESULTADO:Os acadêmicos do curso de enfermagem fizeram umareorganização setorial que envolveu medidas simples: identificação da porta dosetor, reorganização do armário de materiais utilizando papel para encaparrecipientes e reorganizando a localização de insumos e descartando o que nãoera necessário.Associou também reforço de higiene das mãos colocando cartazde alerta e orientação e também organizou o livro de registros.Essas medidas deextrema simplicidade promoveram uma outra condição ao espaço, que foifotografado para fins comparativos.Através de diálogo com a equipe deenfermagem, pode-se perceber que a equipe reconhecia a desorganizaçãosetorial, porém direcionava a responsabilidade na gestão da PBH, que nãoencaminha recursos suficientes para a UBS e também abordaram: Falta derecurso; Falta de tempo e Improvisação devido a recipiente e materialinsuficientes.CONSIDERAÇÕES:A alienação que o cotidiano do trabalho podeestabelecer é um aspecto que compromete a qualidade assistencial e atitudeprofissional. O acadêmico deve se estimulado desde a formação a desenvolverhabilidades e competências para a gestão principalmente buscando asferramentas que possam cooperar com seus processos de trabalho.A postura dolíder de uma equipe é essencial para gestão de grandes e pequenasmudanças,não se conformando com acomodações ou inadequações queestiverem sob sua responsabilidade.Medidas simples podem promover umimpacto na organização e mobilizar a equipe para atitudes mais positivas.



ISSN 2179-1589

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