REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 3 (2018)

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INTERVENÇÃO ACADÊMICA EM CAMPO DA PRÁTICA: gestão de espaço assistencial.

Maria do Socorro Pacheco Pena, Fernanda Michetti Rezende, Guilherme Henrique Silva Ferreira, Leonardo Araújo Honorato, Renata Maria Costa, Emerson Daniel Souza

Resumo


O presente trabalho foi parte integrante de atividades práticas e avaliativa doprocesso ensino aprendizado da disciplina Vivências em Enfermagem II eproduzido pelos acadêmicos do quinto período do curso de enfermagem.Nesseprocesso, os acadêmicos são orientados a integrar os conceitos teóricos com aprática assistencial supervisionada e ao executar suas ações, são desafiados aanalisar uma realidade assistencial ou gerencial e propor ações de intervençãosob a governabilidade do profissional enfermeiro.Nesse contexto, os acadêmicosao desenvolverem as atividades em uma UBS( unidade básica de saúde)identificaram não conformidades com relação aos princípios da organizaçãosetorial e papel do profissional enfermeiro na UBS.Destacou-se nessaobservação: Armazenamento inadequado e sem estética de materiais e insumosna sala de observação; Comprometimento da segurança no processo demedicação , devido ao armazenamento inadequado do material de trabalho;Ausência de informativos relacionados a lavagem de mãos e outras rotinas dosetor e Acomodação da equipe com essa não conformidade.Estudos apontamque o enfermeiro assume além da assistência, o papel de gerente, cabendo a eleassegurar para as unidades de saúde as melhorias contínuas para manter aqualidade da prestação de serviços, fazendo-se necessário consolidar essafunção dentro da UBS.OBJETIVO Desenvolver ações intervencionistas degovernabilidade do profissional enfermeiro, sob a lógica de práticas baseadas emevidências e boas práticas de enfermagem. METODOLOGIA: Problematização eArco de Manguerez para análise do processo,Revisão de bibliografia e pesquisaação e roda de conversa com a equipe de enfermagem do setor.RESULTADO:Após identificação dos pontos chaves que caracterizavam as não conformidadessetoriais e insatisfação da equipe,os acadêmicos fizeram registros fotográficos dosetor e sob referencial científico que abordava o papel do profissional enfermeiroe organização setorial, desenvolveram uma intervenção que proporcionou umareorganização do espaço, identificação de insumos, orientações básicas desegurança e reunião para conscientização da importância de se manter oprocesso e garantir a melhoria do mesmo.Destacaram as vantagens de um setororganizado e contemplaram o que dependia exclusivamente da equipe.Osprofissionais se comprometeram em manter a novacondição.CONSIDERAÇÕES:As atividades práticas desenvolvidas foramconstantemente avaliadas pela enfermeira responsável pelo setor, pelo preceptorde estágio e pela docente responsável pela disciplina.Todas as contextualizaçõesforam direcionadas para que os acadêmicos desenvolvam nos processos daprática assistencial uma visão sistêmica da gestão assistencial e gerencial emsaúde e valorize as evidencias científicas para subsidiar suas ações



ISSN 2179-1589

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