REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 3 (2018)

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AUDITORIA DE PROCESSOS DE MEDICAÇÃO:UMA AÇÃO ACADÊMICA

Maria do Socorro Pacheco Pena, Danila Junia de Castro Oliveira, Giovanna Aganetti Gomes, Sávio Pericles Louzada Murta, Stéfane Alcantâra dos Reis, William Henrique Oliveira Mello, Ana Cláudia Barroso Viieira

Resumo


No dia a dia da profissão de enfermagem, deparamos o tempo todo com a administração de medicamentos. "O preparo e a administração de medicamentosé uma das atribuições da enfermagem, sendo o seu desempenho de granderelevância, por tratar-se de uma das maiores responsabilidades da equipe no que se refere aos cuidados prestados ao paciente." (GALIZA et al;2014). Atualmente, a administração incorreta de medicamentos constitui um grave problema nos serviços de saúde, sendo considerado um dos principais efeitos adversos sofridos por pacientes hospitalizados.Possibilitar ao acadêmico, desde sua formação, uma visão sistêmica com relação à cultura de segurança nas instituições de saúde,certamente será relevante para uma atuação profissional voltada para gestão de qualidade com abordagem técnica científica para gestão de risco e segurança do cliente.O presente estudo foi direcionado para avaliação de processo de medicação e princípios de segurança.Os acadêmicos do quartoperíodo do curso de enfermagem desenvolveram suas ações a partir do seguintequestionamento: Como podemos contribuir para minimizar os erros demedicação relacionado ao processo de trabalho da equipe de enfermagem a partir de uma realidade observada ? OBJETIVO Desenvolver uma intervenção de enfermagem, a partir de uma realidade observada e contextualizada, que cooperasse para a cultura de segurança relacionada ao processo de medicação em unidade hospitalar de Belo Horizonte.METODOLOGIA: Foi utilizado a metodologia da PBL(problematização) e o percurso do Arco de Manguerez para condução das ações sob a lógica da observação da realidade, identificação de pontos chaves, teorização, hipótese de solução e aplicação à realidade.Verificação do processo através de utilização deum checklist com itens selecionados a partir dos princípios da segurança naadministração de medicamentos.RESULTADO:A avaliação foi realizada em umainstituição dentro dos padrões previstos nos programas de acreditação, assimpode-se perceber um comprometimento da equipe com padrões de qualidade,assertividade e controle.Porém mesmo sob essa lógica, pode-se perceber quehaviam aspectos a serem considerados enquanto inadequados aos padrõesaceitáveis para segurança na administração de medicamentos:problemas naidentificação do cliente, ausência de identificação sobre alergose,acompanhantessem orientação devida,prescrição médica com orientações incompletas ausênciade controle de assinatura eletrônica dos colaboradores envolvidos.Frente a essesresultados, os acadêmicos consideraram a importância de desenvolver:açõeseducativas junto à equipe de enfermagem sobre atitudes voltadas para asegurança do cliente com ênfase na identificação do paciente,valorização daconfirmação dos 09 certos no processo de medicação através da fixação de umcartaz de orientaçã e ampliação das informações relacionadas à segurançaatravés do uso da dramatização de uma situação do cotidiano da equipe deenfermagem.CONSIDERAÇÕES:As ações desenvolvidas foram bem aceitas ecompartilhadas pela equipe de enfermagem que foi envolvida na intervenção, que prestigiou o treinamento em serviço e roda de conversa para contextualizar a temática segurança.Destaca-se que mesmo em instituições que já foramacreditadas pelos sistemas de avaliação, não podem se acomodar e devemmanter instrumentos ativos de melhoria contínua através do PDCA( planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação).



ISSN 2179-1589

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