REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 3 (2018)

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EDUCAÇÃO CONTINUADA "HIGIENE DAS MÃOS":UMA AÇÃO ACADÊMICA NO CAMPO DE ESTÁGIO

Maria do Socorro Pacheco Pena, Eva Zan Pereira, Maria de Lourdes Silva Riquetti

Resumo


Atualmente, programas voltados para a qualidade assistencial prestada em unidades de saúde, destacam as metas internacionais de segurança do cliente.Nesse contexto,pode-se destar o controle da infecção,tendo como ação relevante para esse controle, a higiene das mãos realizada pela equipe assitencial nos serviços de saúde.Nesse sentido, a “Aliança Mundial para Segurança do Paciente”, iniciativa da Organização Mundial de Saúde(OMS), firmada com vários países, desde 2004,buscou promover uma cultura desegurança que orienta a conscientização do ato de lavar as mãos, enquanto uma atitude simples, de baixo custo e no entanto de grande eficácia para o controle de infecção cruzada. Embora a higienização das mãos seja a medida mais importante e reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde, colocá-la em prática consiste em uma tarefa complexa e difícil. O presente estudo e ação foi realizado em uma instituição de saúde privada de Belo Horizonte,enquanto atividade relacionada aoensino, extensão e pesquisa associado a tarefa acadêmica da disciplina EstágioSupervisionado.OBJETIVO: Contribuir academicamente para maximizar a cultura de segurança na insituição de saúde na qual cumpria-se o estágio supervisionado, pela realização de uma ação lúdiga e processos de capacitação , através de palestras e abordagens individuais e coletivas em serviço, sobre a temática higiene das mão em unidades de saúde e sua relação com minimizar os riscos para infecções e promover a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários da instituição de saúde.METODOLOGIA: Revisão de bibliografia e pesquisa ação,através de uma dinâmica, que utilizava uma caixa preta com uma luz especifica e uma substância que era fricicionada sem técnica nas mãos.Após essa ação, o funcionário era convidado a colocar as mãosdebntro da caixa e os locais com sujidades nas mãos ficavam visíveis , comprovando a presença de sugidade.Logo em seguida o mesmo funcionário era convidado a fazer a fricção da substância refletora, porém utilizando a técnica correta de higiene das mãos.Após essa ação, as mãos eram inseridas na caixa e podia-se verificar que não se refletia áreas com sujidade.Durante essa ação os acadêmicos propiciavam uma contextualização teórica sobre técnica e importância da higiene correta das mãos e a segurança do cliente e funcionários.RESULTADOS: pode-se perceber que os funcionários se sentiram mais responsáveis pelo processo, pois faziam a reflexão a partir de uma ação em que eles podiam comprovar a eficácia da higiene das mãos utilizando técnica correta orientada sob evedências científicas.CONSIDERAÇÕES: Identificou-se nesse trabalho e interveção acadêmica, que medidas mais ativas e significativas exemplificando e comprovando a eficácia de uma ação pode contribuir para a adesão de processos assitenciais.Nesse estudo, pode-se refletir que se não houver uma técnica correta de higienização das mãos, o risco de infecção permanecerá presente. Considerouse que o profissional enfermeiro, enquanto educador, deve buscar processos didáticos e pedagógicos que melhorem as abordagens sobre educação em serviço.



ISSN 2179-1589

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