REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 3 (2018)

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HUMANIZA - ARTE FATOS E FOTOS

EVA ZAN PEREIRA, Maria do Socorro Pacheco Pena

Resumo


Humanizar o processo de trabalho, significa, entre outros aspectos,tornar-se   empático, receptivo, cooperativo, contribuindo para um melhor relacionamento entre os colaboradores e um propiciar um  agradável ambiente de trabalho. O presente trabalho, teve como objetivo demonstrar através de imagens fotográficas, episódios de humanização em unidades de saúde, envolvendo para como o trabalhador, permitindo uma reflexão sobre o tema estimulando atitudes internas nos participantes. Referencial teórico foi baseado em artigos sobre o tema encontrados na Revista de Rede de Enfermagem do Nordeste – Revista Rene Fortaleza, Vol. 11, nº 1, Janeiro/Março. 2010; e no artigo por nome Síndrome de burnout em profissionais de enfermagem da Revista Saúde em foco, Teresina, Vol. 2, nº. 2, art. 7 pag. 94-106, agosto/dezembro. Servindo de sustentação para realização deste estudo de caráter qualitativo. O presente trabalho foi desenvolvido através da pesquisa de artigos acadêmicos realizada pelo grupo sobre o tema humanização no processo de trabalho em enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira, junto à orientadora Prof.ª Eva Zan. Os registros fotográficos foram obtidos durante intervenção aplicada aos funcionários e colaboradores do HMSJ (Hospital Maternidade São José) e expostas em feira acadêmica realizada no campus da universidade Salgado de Oliveira. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o tratamento e relacionamento humanizado para com os trabalhadores envolvidos no cuidado produzem uma serie de positividades proporcionando um melhor desempenho e excelência na assistência. O principal método para humanizar e praticar a empatia e exercitando a prática de tentar enxergar como o seu semelhante vê e desta forma intervindo de maneira adequada para com o sujeito, proporcionando um tratamento menos taxativo e mais acolhedor com o trabalhador. Desta maneira estimulando entre os colaboradores atitudes semelhantes para com seus pares e pacientes.



ISSN 2179-1589

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